Refletindo sobre o estado da competência discursiva para a escrita de aluno/autor universitário
Resumo
Nesse estudo de dois textos acadêmicos escritos, objetivamos refletir sobre o estado da competência discursiva dos alunos/autores e sobre como o professor pode levá-los a aprender a partir do que escrevem. A reflexão sobre a habilidade de escrita pressupõe um diagnóstico da competência discursiva dos alunos/autores, a que se chega a partir da interpretação das “infelicidades textuais” presentes nos textos. Com o diagnóstico se pode tratar da descrição da competência discursiva individual, visando levantar as eventuais “dificuldades” presentes nos textos e discutir hipóteses sobre as escolhas verbais feitas pelos alunos/autores. O termo competência discursiva se refere à capacidade do autor de lançar mão de recursos da língua de forma adequada às circunstâncias de interlocução. Este estudo se fundamenta na interpretação de problemas redacionais, que podem comprometer a construção de sentido dos textos. Por meio da avaliação de sua organização discursiva, realizada com base no Modelo de Análise Modular do discurso, levantamos hipóteses sobre o estado da competência discursiva para a escrita dos alunos/autores, sobretudo quanto às formas de articulação textual. Avaliando os textos considerando as escolhas operadas, procuramos chegar a um diagnóstico que poderá ser exposto ao aluno/autor a fim de levá-lo a compreender questões evidenciadas em seu texto.Downloads
Publicado
2018-12-28
Edição
Seção
Artigos
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