Estudos midiáticos: discurso do Jornal Folha de SP e o espaço de promoção dos artistas

discurso do Jornal Folha de SP e o espaço de promoção dos artistas

Autores

  • Eliane Meire Soares Raslan Universidade do Estado de Minas Gerais
  • João Victor Tavares Pinto Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Resumo

Este estudo é resultado da área da Comunicação Social na Educação Superior, vinculado ao grupo de estudos PROLIM-CNPq/UEMG. Partimos da cantora Anitta como fenômeno midiático, objeto de pesquisa que tem como respaldo jornalístico as imagens e matérias do jornal Folha de São Paulo. Partimos dessas matérias como alicerce de nossa análise e percebemos existir um enorme impacto dessas publicações relacionadas a sua imagem de artista e a maneira que a imprensa repercutiu os discursos tratados no livro do jornalista Leo Dias lançou o livro “Furacão Anitta: biografia não autorizada”. A artista Anitta como fenômeno midiático passa a ser o espetáculo nos meios de comunicação, sendo que os discursos usados no jornal Folha de São Paulo contribuem para o aumento de sua migração midiática, ganhando espaço e alterando o modo social e cultural de simular novos conceitos.

Biografia do Autor

Eliane Meire Soares Raslan, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social. Profa e pesquisadora da UEMG, Unidade Divinópolis/MG, coordena o CEPCCOM - Centro de Editorações, Publicações e Criações em Comunicação; Líder do Grupo de Estudo CNPq PROLIM - Processos e Linguagens das Imagens Midiáticas; Editora da Revista de Comunicação FANDOM – Jornalismo & Publicidade. Projeto de pesquisa com apoio PAPq/UEMG 2019. Link: <https://cepccomuemg.wixsite.com/cepccom/copia-seminarios>

João Victor Tavares Pinto, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Membro Grupo de Estudo PROLIM – do grupo CNPq. Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-08-25