Educação e o racismo no Brasil: uma pesquisa com professores/as de Belo Horizonte sobre a luta para a implementação da lei n. 10.639/2003.
Palavras-chave:
Educação, Racismo, Lei n. 10.639/2003Resumo
Este artigo tem por objetivo problematizar sobre “O Trabalho dos professores de história da Rede Pública do Ensino Estadual: A difusão da cultura Africana e Afro-brasileira, Particularidades na vida dos alunos do ensino médio da rede estadual”, o racismo no Brasil e a luta pela implementação da Lei n. 10.639/2003. Entender como o racismo se faz latente nas instituições de ensino, visando os casos de preconceito, discriminação e racismo na escola, através da difusão da cultura africana e afro-brasileira, com o entendimento que a escola é o lócus de produção e socialização do conhecimento produzido para o combate das opressões. Utilizo o termo “entraves no caminho” como alusões aos elementos da ideologia racista que, relacionados a fatos configuram empecilhos à efetivação de práticas antirracistas nos espaços escolares, consonantes com a Lei n. 10.639 e suas diretrizes, destacando mecanismos que dificultam a sua efetivação. As reflexões aqui encaminhadas foram instigadas após observação e consulta ao campo de pesquisa situado na referida escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.