As TDICS como ferramentas de aprendizagem ubíqua numa perspectiva de educação omnilateral
Resumo
A presença da tecnologia no cotidiano da sociedade do conhecimento já é uma realidade. Entretanto, mesmo contando com diversas características capazes de colaborar para a melhoria do processo ensino aprendizagem, as TICs ainda encontram diversos entraves para adentrar o ambiente educacional. Dentre essas características está a ubiquidade, que une pervasividade à mobilidade dos recursos tecnológicos, somadas à internet para permitir a onipresença do conhecimento. Tal característica é compatível com a ideia de uma educação omnilateral, na medida em que contribui para a formação integral do sujeito, abordando-o em suas dimensões, científica, tecnológica, cultural e laboral. Este artigo discute a utilização das TICs como ferramentas de aprendizagem ubíqua, já que suas características intrínsecas permitem acessar o conhecimento em qualquer lugar e a qualquer momento. Demonstra ainda que uma abordagem omnilateral do aprendizado permite que o aluno utilize os conhecimentos adquiridos não só no âmbito escolar, mas em todas as esferas da sua vida.
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