Gênero digital e os livros didáticos de Língua Portuguesa: contexto de gerações
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso analisa características e peculiaridades dos gêneros digitais e seu contexto de gerações, com o objetivo de avaliar em que medida as atividades propostas nos livros didáticos, podem conduzir os alunos ao desenvolvimento de habilidades comunicativas por meio dos gêneros da mídia digital. Através de uma pesquisa qualiquantitativa são analisadas as coleções “A Escola é Nossa” e “Aprendendo Sempre” dos livros de 3º ao 5º ano, em sua total abrangência de atividades. Para análise das propostas os seguintes critérios foram considerados: tratamento das peculiaridades do gênero (linguagem e forma composicional) e o incentivo para que o aluno interaja por meio do gênero trabalhado. A análise do corpus revela que atividades que envolvem o gênero digital ainda são de longe trabalhadas nas coleções, as propostas não se constituem em exemplos autênticos dos gêneros e não são apropriadas para abordagem dos gêneros digitais, uma vez que são raras as referências à natureza dos mesmos, seja no que tange a sua linguagem, ou com relação a sua construção composicional. Além de tudo, as propostas de atividades não busca conduzir o aluno à prática comunicativa no meio digital, as poucas atividades encontradas que citam o gênero, não abordam aspectos peculiares dos gêneros digitais, nenhuma usa de fato o gênero no meio digital, mas sim como aspecto ilustrativo para trabalhar outros conhecimentos. Isso implica na necessidade de que sejam elaborados e propostos modelos didáticos dos gêneros digitais.
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros Digitais, Livro Didático, Ensino de Língua Portuguesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.