Música e representação: um caminho para se abordar o problema da tensão entre os discursos lógico e estético na análise musical

Autores

  • Ernesto Hartmann Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • José Eduardo Costa Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

análise, representação, discursos lógicos e estéticos

Resumo

Resumo

 

Este estudo interroga os fundamentos do discurso analítico, segundo a noção de que este engloba eventos que nos fazem transitar entre o lógico e o estético, entre o representado e o não-representado na linguagem. Pode a análise musical ampliar a percepção da obra? Como a obra, a partir do discurso analítico, se converte em um espaço de compreensão da percepção humana? Abordamos essas questões através do instrumental teórico oferecido pela filosofia de Martin Heidegger; particularmente, pelo seu conceito de representação.

 

Abstract

 

This paper inquires the bases of analytical speech, in accordance with the notion that this speech embraces events that make us transit between the logical and the aesthetical, between the represented and the non-represented in the language. Is musical analyses capable of ample the perception of the work? How does the work, through the analytical speech, make us understand human perception? We raise these questions through the theoretical approach by Martin Heidegger’s philosophy, in particular by his concept of representation.

 

Keywords: analysis, representation, logical and aesthetical speeches

Biografia do Autor

Ernesto Hartmann, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Bacharel em Piano pela UFRJ, licenciado em Música pela Ucam/RJ, mestre em Música (Performance), pela UFRJ e doutorando em Música pela Unirio, sob a orientação da profª Dra. Carole Gubernikoff. Foi professor substituto de Harmonia da UFRJ e da UFMG, e de Piano da UFRJ. Foi coordenador do curso de Licenciatura e Bacharelado do Conservatório de Música de Niterói e professor colaborador UFF. É professor assistente do Departamento de Teoria da Arte e Música da Ufes.

José Eduardo Costa Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre e doutorando em Música pela Unirio, sob a orientação do prof. Dr. Paulo Pinheiro. Atualmente é professor de Alaúde e Estética na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-07-08

Edição

Seção

Artigos