Música e representação: um caminho para se abordar o problema da tensão entre os discursos lógico e estético na análise musical
Visualizações: 85Palabras clave:
análise, representação, discursos lógicos e estéticosResumen
Resumo
Este estudo interroga os fundamentos do discurso analítico, segundo a noção de que este engloba eventos que nos fazem transitar entre o lógico e o estético, entre o representado e o não-representado na linguagem. Pode a análise musical ampliar a percepção da obra? Como a obra, a partir do discurso analítico, se converte em um espaço de compreensão da percepção humana? Abordamos essas questões através do instrumental teórico oferecido pela filosofia de Martin Heidegger; particularmente, pelo seu conceito de representação.
Abstract
This paper inquires the bases of analytical speech, in accordance with the notion that this speech embraces events that make us transit between the logical and the aesthetical, between the represented and the non-represented in the language. Is musical analyses capable of ample the perception of the work? How does the work, through the analytical speech, make us understand human perception? We raise these questions through the theoretical approach by Martin Heidegger’s philosophy, in particular by his concept of representation.
Keywords: analysis, representation, logical and aesthetical speeches