Contribuições do PIBID/Música para a formação docente e para o ensino de música na educação básica

Autores

  • Gislene Marino Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Fernando Macedo Rodrigues Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

PIBID/Música, Formação docente, Música na escola, Apreciação e prática musicais, Teacher Education, Music in school, Appreciation and musical practice, Informal practices

Resumo

Resumo

Este texto pretende descrever ações e reflexões do Subprojeto PIBID/Música desenvolvido pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, destacando a relevância do projeto para a formação do professor de música e para a implantação da música em escolas de educação básica. Os trabalhos desenvolvidos tiveram como norte a perspectiva sociológica juntamente com os conceitos das práticas informais de aprendizado musical, da paisagem sonora e do modelo C(L)A(S)P. Como principais resultados alcançados podemos considerar: o fortalecimento das relações entre universidade e escola básica; a busca de maior interação entre teoria e prática; uma compreensão e aceitação da música como conhecimento pela comunidade escolar e o estímulo dos licenciandos para a docência.


Abstract

This paper aims to describe actions and reflections of Subproject PIBID/Music developed by the School of Music of the State University of Minas Gerais, highlighting the importance of the project for the formation of music teacher and the implementation of music in elementary schools. The activities developed were based on the sociological perspective along with the concepts of the informal practices of musical learning, the sound landscape and the C(L)A(S)P model. As main results, we can consider: the strengthening of relations between university and primary school; the search for greater interaction between theory and practice; an understanding and acceptance of music as knowledge by the school community and the encouragement of music students to teaching.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Edição

Seção

Artigos