A linguagem pianística de Ronaldo Miranda

Autores/as

  • Consuelo Caporali Soares Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palabras clave:

Música brasileira, Ronaldo Miranda, piano solo, escrita pianística.

Resumen

Este artigo pretende mostrar o resultado de um trabalho de análise de quatro obras para piano solo de Ronaldo Miranda: Suite n. 3; Prólogo, discurso e reflexão; Toccata e Estrela brilhante. Essas análises objetivaram a identificação de várias características reincidentes na escrita pianística de Ronaldo Miranda e, consequentemente, permitiram uma visão geral dos principais recursos musicais pianísticos utilizados pelo compositor. O levantamento das características da escrita musical de Miranda mostrou-se bastante útil no sentido de guiar o intérprete na abordagem dessas obras para piano, ajudando-o a compreender o caráter das músicas e também a solucionar problemas técnicos de execução.

 

Abstract

This article intends to show the result of an analysis of four works for piano solo by Ronaldo Miranda: Suite n.3; Prólogo, discurso e reflexão; Toccata e Estrela brilhante. These analyzes aimed to identify several recurring features in the piano writing of Ronaldo Miranda, and thus allowed an overview of the main resources used by the pianistic musical composer. The survey of the compositional characteristics of Miranda was shown to be very useful in order to guide the interpreter in his approach in these works for piano, helping them to understand the character of the works and also to solve technical problems of its execution.

 

Keywords

Brazilian music; Ronaldo Miranda; piano solo; piano writing.


Biografía del autor/a

Consuelo Caporali Soares, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Práticas Interpretativas pelo Mestrado Interinstitucional Universidade do Estado de Minas Gerais - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UEMG- UNIRIO). Bacharel em piano pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de piano na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nos cursos de Musicalização Infantil, Básico e Bacharelado.

Publicado

2012-11-30

Número

Sección

Artigos