Concurso Música XXI: o feedback como recurso na elaboração de estratégias de estudo na prática individual do instrumento dos alunos do curso de Música da UFSJ
Visualizações: 177Parole chiave:
Feedback, Prática individual, Performance musical.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa que buscou compreender os efeitos da disponibilização de feedback no processo de preparação para o concerto dos alunos selecionados no Concurso Música XXI da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os alunos aprovados elaboraram estratégias de prática individual usando um roteiro orientador que os auxiliou a transformar os pareceres advindos de uma banca examinadora, gravações de áudio e vídeo da performance no momento do concurso e suas próprias impressões em objetivos claros para a prática individual. Resultados mostram que a disponibilização do feedback, como proposta por essa pesquisa, influenciou positivamente na prática individual do instrumento e no seu desempenho no concerto final.
Abstract: This article presents the results of a research which intended to understand the effects of supplying feedback for the students selected on the Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Musica XXI Competition during the process of preparation for the final concert. Music students elaborated individual practicing strategies supported by a guiding script through which they could transform the feedbacks of the competition juries members, a video recording of the competition performance and his own impressions in clear practicing goals. The results indicate the use of feedback as proposed by this research influenced positively on students individual practicing and on the performance of the final concert.
Keywords: Feedback; Individual practice; Music performance.