Villa-Lobos e a educação musical no Brasil: subsídios para uma avaliação crítica

Autori

  • Fernando Pacífico Homem Universidade Federal da Bahia - UFBA Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Maria da Conceição Costa Perrone Universidade Federal da Bahia - UFBA

Parole chiave:

Educação Musical, Villa-Lobos, canto orfeônico, guia prático.

Abstract

Neste ensaio, fornecemos informações e subsídios para um julgamento crítico do papel exercido pelo compositor Heitor Villa-Lobos dentro da educação musical no Brasil na época da Ditadura Vargas, também conhecida como Estado Novo.

 

Abstract

In this essay we provide information and subsidies for a critical judgment of the role the composer Heitor Villa-Lobos played in music education in Brasil during the Dictatorship Vargas, also known as the Estado Novo.

 

Keywords

Music Education; Villa-Lobos; orpheonic singing; practical guide.


Biografie autore

Fernando Pacífico Homem, Universidade Federal da Bahia - UFBA Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutorando pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como primeiro flautista na Orquestra Sinfônica Brasileira e integrou o Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro. É professor de Flauta Transversal da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU-UEMG), músico da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Bolsista pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Maria da Conceição Costa Perrone, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre e doutora em Etnomusicologia na Universidade Federal da Bahia. Professora da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em piano e pesquisdora na área de Musicologia e História da Cultura. Como bolsista da CAPES, estudou flauta, cravo e fortepiano na Holanda (1984-1986).

##submission.downloads##

Pubblicato

2012-11-30

Fascicolo

Sezione

Artigos