A Sonata n° 2 para violino e piano de César Guerra Peixe: seus aspectos estruturais e cíclicos

Autores

  • Carlos Evo Magro Corrêa Urbano

Palavras-chave:

Guerra-Peixe, fase nacional, forma sonata, forma cíclica, National phase, Sonata form, Cyclic form

Resumo

Resumo


No presente artigo estão contemplados os aspectos estruturais da Sonata nº 2 para violino e piano (1978) do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. Para realizar a seguinte análise, são observados os princípios teóricos que regem a escrita da forma sonata de dupla exposição clássica, justapostos aos comentários tecidos pelo próprio compositor em relação a cada movimento de sua obra, que fazem menção às suas características neoclássicas e particularidades estruturais. Investigam-se, portanto, os elementos de coesão estrutural da peça tais como seus atributos melódicos e frasais, demonstrando a importância da correlação entre eles para a construção de seu conjunto como um todo. Com o intuito de estabelecer os fundamentos técnico-interpretativos dessa segunda sonata para violino e piano, são destacados alguns pontos da escrita idiomática do compositor com base em seus dados biográficos – mais precisamente, do período tardio de sua “fase nacional”, de acordo com os princípios do que o compositor denominou como uma “abordagem liberada do folclore”.

 

Abstract

The following document ponder upon the structural aspects of the Sonata nº 2 for violin and piano (1978) of the Brazilian composer César Guerra-Peixe. The following analysis uses the theoretical principles of the rounded binary sonata form and considers the composer’s own personal assessment of each movement of his work. Elements of structural coesion within the piece, such as its melodic and phrasal attributes, are investigated to demonstrate the importance of the correlation of the piece as a whole. Some characteristics of the idiomatic writing of the composer are used to establish the technical and interpretational fundaments of his second sonata for violin and piano – more precisely, the writing of the late period of his “national phase”, guided under the principles of what he named as a “liberal approach of the folklore”.

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Publicado

2019-03-01

Edição

Seção

Artigos