Sobre a Revista

A chamada História Pública tem crescido nos últimos anos e demonstrado grande potencial. Para além de se conformar como um campo de investigação, configura-se, principalmente, como práticas de divulgação da historiografia produzida dentro e fora das universidades e de diálogo com uma comunidade mais ampla, visto que o conhecimento histórico circula tanto por canais formais quanto não formais. As experiências com História Pública tanto em espaços tradicionais, como museus e escolas, quanto nos novos meios digitais e redes sociais, têm proporcionado novos alcances para o conteúdo histórico e reflexões mais intensas sobre as formas como esse conhecimento circula (ou deveria circular) na sociedade.

No âmbito da UEMG, o tema possibilita valorizar o contato entre os cursos de História de suas diferentes unidades, ressaltando a pluralidade das áreas de pesquisa dos seus docentes. Além disso, a História Pública aborda um dos principais desafios, se não o principal, da escrita e do ensino de História: o problema da comunicação social na atualidade, ou seja, a História Pública pensa a atuação e o papel do historiador na sociedade contemporânea. Indaga, entre outras coisas, como se dá o debate público em torno do passado, sobre a história e memória, buscando não só entender, mas desenvolver novas formas de intervenção dos historiadores no debate público, relacionado a História.

Nesse sentido, a considerar questões tais quais a formação de um pensamento crítico na sociedade, que valorizem a participação popular, que enfrente o negacionismo e que permita, sobretudo, o direito à História. Mais que um observatório, o periódico proposto constituirá um espaço para debater experiências e práticas exitosas no campo da História Pública, e será a primeira revista acadêmica brasileira dedicada exclusivamente à temática. É pertinente mencionar que o periódico não se limitará a discutir o tema, mas servirá de plataforma efetiva ao debate e à concretização dessas experiências.

O periódico tem por objetivo promover um espaço de publicação e divulgação das atividades de pesquisa, ensino e extensão, incentivando reflexões, especialmente, sobre o campo da História Pública, assim como a divulgação do conhecimento histórico, a utilização de novas tecnologias na área e a inovação do ensino de história.

Foco e escopo das publicações

Os temas que interessam ao periódico são patrimônio, memória (social, local, regional, nacional, traumas), identidades (políticas, de gênero, étnico-raciais e culturais), temas sensíveis (ditaduras e escravidão), ensino de História, História oral entre outros compromissos da História pública com o lugar do conhecimento histórico na sociedade.

Nesse sentido, serão bem-vindos trabalhos que discutam formas de intervenção dos historiadores no debate público em relação ao tempo e à história, assim como, trabalhos que apresentem experiências sobre diversas formas de comunicar a história – exposições, mostras, debates nas redes sociais, podcasts, blogs, documentários, canais em plataformas virtuais etc. e trabalhos que pensam, nesse sentido, o ensino de História, na sala de aula e para além dela.