O sindicalismo em educação em Minas Gerais:

Uma história social, da educação básica ao ensino superior mineiro

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Autores

  • Cássio Hideo Diniz Hiro Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.9290

Palavras-chave:

Sindicalismo em educação, ensino superior, greves, categoria docente

Resumo

Este artigo se apresenta como um ensaio reflexivo sobre a história recente do sindicalismo em educação em Minas Gerais, partindo de suas ações desde a educação básica e alcançando o ensino superior, sobretudo na busca pela sua compreensão como um elemento de identidade coletiva da categoria docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Presente na história brasileira desde o advento da República, o sindicalismo se constitui como um dos mais expressivos e importantes movimentos sociais que já existiu, tornando-se parte indispensável na compreensão da sociedade capitalista não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Na realidade nacional, está presente nos mais diferentes períodos dos últimos 120 anos, fazendo parte de estudos e reflexões de pesquisadores, estudantes e demais interessados em entender a vida social de nosso tempo. Não obstante, a educação brasileira não ficou a margem desse processo, e os trabalhadores que compõem o seu dia a dia, como professores e funcionários, também se organizaram coletivamente em seus próprios movimentos sindicais, fazendo de si como uma das categorias mais mobilizadas, organizadas e combativas da atualidade. Minas Gerais se tornou o berço de um sindicalismo em educação de destaque, e a UEMG é parte dessa recente história.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Hideo Diniz Hiro, C. (2024). O sindicalismo em educação em Minas Gerais:: Uma história social, da educação básica ao ensino superior mineiro. Revista Histórias Públicas, 2(4), 265–281. https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.9290