O sindicalismo em educação em Minas Gerais:
Uma história social, da educação básica ao ensino superior mineiro
Visualizações: 31DOI:
https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.9290Palavras-chave:
Sindicalismo em educação, ensino superior, greves, categoria docenteResumo
Este artigo se apresenta como um ensaio reflexivo sobre a história recente do sindicalismo em educação em Minas Gerais, partindo de suas ações desde a educação básica e alcançando o ensino superior, sobretudo na busca pela sua compreensão como um elemento de identidade coletiva da categoria docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Presente na história brasileira desde o advento da República, o sindicalismo se constitui como um dos mais expressivos e importantes movimentos sociais que já existiu, tornando-se parte indispensável na compreensão da sociedade capitalista não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Na realidade nacional, está presente nos mais diferentes períodos dos últimos 120 anos, fazendo parte de estudos e reflexões de pesquisadores, estudantes e demais interessados em entender a vida social de nosso tempo. Não obstante, a educação brasileira não ficou a margem desse processo, e os trabalhadores que compõem o seu dia a dia, como professores e funcionários, também se organizaram coletivamente em seus próprios movimentos sindicais, fazendo de si como uma das categorias mais mobilizadas, organizadas e combativas da atualidade. Minas Gerais se tornou o berço de um sindicalismo em educação de destaque, e a UEMG é parte dessa recente história.
Referências
Bauer, Carlos. A classe operária vai ao campus: esboço de história social, trabalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea. São Paulo: Instituto José Luis e Rosa Sundermann, 2010.
Bauer, Carlos; Diniz, Cássio; Paulista, Maria Inês (orgs.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Bertucci, Liana Maria; Filho, Luciano Mendes de Faria; Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de. Edward P. Thompson: história e formação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Diniz, Cássio; Bauer, Carlos. História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 – 1983). São Paulo: Sundermann, 2015.
Diniz, Cássio; Moreira, Weber Luiz Pereira. A greve de 2010: mobilização e lutas dos trabalhadores em educação no sul de Minas Gerais. Jundiaí/SP: Paco, 2021.
Diniz, Cássio. Debates e contribuições em torno dos referenciais teóricos, historiográficos e metodológicos nas pesquisas sobre a história do associativismo e sindicalismo em educação no Brasil. In.: Ferreira, Márcia Ondina V.; Mancebo, Deise; Rosso, Sadi Dal (orgs.). Associativismo e sindicalismo em educação e crises do capitalismo contemporâneo. Jundiaí/SP: Paco, 2022.
Ferreira Jr., Amarílio. Sindicalismo e proletarização: a saga dos professores brasileiros. 1998. 302p. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Ferreira, Márcia Ondina V.; Mancebo, Deise; Rosso, Sadi Dal (orgs.). Associativismo e sindicalismo em educação e crises do capitalismo contemporâneo. Jundiaí: Paco Editorial, 2022.
Frigotto, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relação entre educação e estrutura econômico social capitalista. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Gindin, Julián; Ferreira, Márcia Ondina; Rosso, Sadi Dal (org.). Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimento. Brasília, Paralelo 15, 2013.
Granzotto, Tania Maria. O movimento sindical na academia: o caso das universidades estaduais paulistas. Tese de doutoramento. Campinas: UNICAMP, 2010.
Matamoros, Christian (org). Sindicalismo docente: política y organizaciones de izquierda sudamericana. 1ed.Concepción: Ediciones Escaparate, 2019.
Rêses, Orlando da Silva. Constituição sócio-histórica do sindicalismo docente da educação básica do Rio de Janeiro. In: Associativismo e Sindicalismo em Educação – organização e lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011.
Ridenti, Marcelo. Professores e Ativistas da Esfera Pública. São Paulo. Editora Cortez. 1995.
Rosso, Sadi Dal. Elementos para a teoria do sindicalismo no setor da educação. In: Associativismo e sindicalismo em educação: organização e lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011. p. 17-27.
Schueler, Alessandra Forta Martinez de; Cord, Marcelo Mac. História social e história da educação: as contribuições de Edward Thompson. In: Mesquita, Ilka Miglio de; Carvalho, Rosane Areal de; Filho, Luciano Mendes de Faria. Nas dobras de Clio: história social e história da educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
Thompson, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Altusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Thompson, Edward Palmer. Tradición, revuelta y consciencia de clase. In Estudios sobre las crises de la sociedad preindustrial. Barcelona: Crítica, 1984.
Thompson, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa – v. 1. A árvore da vida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Thompson, Edward Palmer. Algunas observaciones sobre clase y falsa consciencia. In Revista Historia Social. Instituto de Historia Social U.N.E.D. Valencia Primavera-Verano, 1991, nº10. p. 27-32.
Vicentini, Paula Perin; Lugli, Rosário S. Genta. Associativismo docente no Brasil: configurações e estratégias de legitimação do final do século XIX à década de 1970. In: Associativismo e Sindicalismo em Educação – organização e lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011.
Sites
http:/www.aduemg.org/
https://sinduemg.wordpress.com
https://www.brasildefatomg.com.br