A greve de docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais de 2024:

uma análise sobre as lutas no campo acadêmico e suas relações com o campo político

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Autores

  • Adelino Francklin Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.9291

Palavras-chave:

Greve, Campo Acadêmico, Capital Político

Resumo

No dia 02 de maio de 2024 teve início a greve de docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que durou até o dia 01 de julho. Um questionamento que poderia ser realizado pelos docentes é se a greve valeu a pena ou não. Tendo em vista essa possível indagação, buscou-se responder a seguinte questão problema: o investimento (na perspectiva bourdieusiana) de docentes na greve da UEMG de 2024 foi vantajoso? O objetivo geral foi analisar as lutas no campo acadêmico e suas relações com o campo político durante o período de greve. Justifica-se pelo fato de que a melhor compreensão das conquistas do movimento de greve pode favorecer as lutas futuras e contínuas em prol de melhores condições de trabalho dos docentes e valorização da UEMG. A pesquisa é bibliográfica e a abordagem qualitativa. O referencial teórico são conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu. Entre as várias conquistas da greve destacou-se a manutenção da ajuda de custo em situações de licenças saúde, luto, maternidade e paternidade.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Francklin, A. (2024). A greve de docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais de 2024:: uma análise sobre as lutas no campo acadêmico e suas relações com o campo político. Revista Histórias Públicas, 2(4), 282–303. https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.9291