EFICIÊNCIA DO FUNGO METARHIZIUM ANISOPLIAE METSCH., NO CONTROLE DA CIGARRINHA MAHANARVA FIMBRIOLATA STAL, (HEMIPTERA: CERCOPIDAE) EM CANA-DE-AÇÚCAR
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do fungo Metarhiziumanisopliaeno controle da cigarrinha Mahanarvafimbriolata, praga da cana-de-açúcar, em canaviais da usina VALE DO PARANAÍBA, situada no município de Capinópolis – MG. Durante as aplicações utilizou-se como agente entomopatógeno o fungo da espécie Metarhiziumanisopliae sob duas formas: a) Fungo sólido (arroz), da marca FITOSSAN, na dosagem de 10 kgha-1; b) Fungo líquido da marca ITAFORTE (solução a base de óleo vegetal), na dosagem de 1,0 Lha-1. Ninfas e adultos de Mahanarvafimbriolata foram contabilizados conforme as linhas ou sulcos sorteados. Nessa operação fizeram-se a diferenciação entre indivíduos vivos e mortos, como também aqueles que já apresentavam o corpo mumificado. Foram escolhidos canaviais com cultivares mais suscetíveis ao ataque de cigarrinhas, como é o caso da SP 80 1816 e RB 86 7515, com idade de 8 a 9 meses. Após análise dos resultados, observou-se que a aplicação do fungo Metarhiziumanisopliae, tanto via líquida quanto sólida, promoveu abaixamento do nível populacional da cigarrinha Mahanarvafimbriolata, enquanto em sua fase de ninfa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)