PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA CIDADE DE IPIAÇU-MG

Autores

  • Hellen Mayra Rodovalho, Allisson Rodrigues de Rezende, Flávia Griziele Moraes,Arali Aparecida da Costa Araújo.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar o índice de percepção dos alunos do ensino fundamental quanto ao uso de plantas medicinais na cidade de Ipiaçu-MG, associando estes saberes prévios às aulas de Ciências. Além de ampliar a informação sobre a cultura popular destes discentes a partir das plantas medicinais, possibilitando assim a inserção da Educação Ambiental. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário aplicado aos discentes do ensino fundamental da escola José Olyntho Ferreira da cidade de Ipiaçu-MG no mês de maio de 2008. O questionário continha questões de fácil compreensão dos alunos sobre a temática de plantas medicinais, fazendo com que os mesmos ficassem mais a vontade para responder, tornando assim os dados mais fidedignos possíveis. Conclui-se que a temática de plantas medicinais pode ser amplamente cogitada em questões de ensino aprendizagem já que as atividades experienciais, que trabalham com o cotidiano do discente, são peças primordiais na rotina escolar. Assim, este pode ser trabalhado de forma interdisciplinar com educação ambiental, química, botânica, ecologia, entre outras.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Flávia Griziele Moraes,Arali Aparecida da Costa Araújo., H. M. R. A. R. de R. (2017). PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA CIDADE DE IPIAÇU-MG. Intercursos Revista Científica, 7(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2293