EFEITO DO POTENCIAL ALELOPÁTICO DE CYMBOPOGON CITRATUS (DC.) STAPF. (POACEAE) SOBRE O CRESCIMENTO INICIAL DE CUCURBITA CITRULLUS L. (CUCURBITACEAE)

Autores

  • Nathália Estrela Alves Lima, Allisson Rodrigues de Rezende, Arali Aparecida da Costa Araujo, Laura Maria Calegari Victor.

Resumo

Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. é uma espécie pertencente à família Poaceae, que adquire díspares sinonímias segundo a região do Brasil. No Estado de Minas Gerais, esta recebe o nome de capim cidreira ou capim limão. Com o objetivo de verificar a aplicabilidade dos extratos aquosos de Cymbopogon citratus sobre o crescimento inicial de Cucurbita citrullus L. (melancia), bem como avaliar o potencial bioindicador de atividade alelopática da mesma, foram conduzidos os experimentos durante o segundo semestre de 2008, nos Laboratórios de Biologia Vegetal e de Análise de Sementes da FEIT/UEMG. Para a condução dos mesmos foram utilizadas folhas de Cymbopogon citratus coletadas em residências e sementes de Cucurbita citrullus adquiridas comercialmente, ambas na cidade de Ituiutaba-MG. As sementes de melancia foram semeadas em bandejas plásticas com o uso de papel filtro e receberam os extratos hidroalcoólico e aquoso de capim cidreira. Ao final do experimento, verificou-se que o extrato aquoso de Cymbopogon citratus apresentou influência negativa sobre o crescimento inicial de Cucurbita citrullus, averiguando-se assim, que esta é uma planta de potencial bioindicador de atividade alelopática para a espécie em questão.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Arali Aparecida da Costa Araujo, Laura Maria Calegari Victor., N. E. A. L. A. R. de R. (2017). EFEITO DO POTENCIAL ALELOPÁTICO DE CYMBOPOGON CITRATUS (DC.) STAPF. (POACEAE) SOBRE O CRESCIMENTO INICIAL DE CUCURBITA CITRULLUS L. (CUCURBITACEAE). Intercursos Revista Científica, 8(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2301