O USO DO COMPUTADOR NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DESSA FERRAMENTA A FAVOR DA INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Eliane Campos dos Reis Neves

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é analisar a questão da utilização do computador na escola pública, haja vista a importância da inclusão digital principalmente no sistema público de ensino cujo intuito é o de alcançar uma aprendizagem efetiva que favoreça a formação integral do aluno. Para tal, este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo; realizada numa escola municipal de ensino fundamental da cidade de Uberlândia. O artigo objetiva ainda saber como o computador e seus recursos estão sendo utilizados na referida escola. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário aplicado pela pesquisadora a cinco professores do 6º ano do ensino fundamental. Todos os sujeitos da pesquisa são do sexo feminino e alguns com amplo domínio do computador. A análise dos resultados evidencia pouca efetividade em relação ao trabalho com esta máquina, por parte dos professores e da escola. O estudo aponta para a necessidade de maior empenho e motivação desses profissionais para a convivência com essa nova tecnologia; cuja utilização adequada subsidia a construção do conhecimento dos alunos, na forma exigida pela realidade contemporânea.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

dos Reis Neves, E. C. (2017). O USO DO COMPUTADOR NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DESSA FERRAMENTA A FAVOR DA INCLUSÃO DIGITAL. Intercursos Revista Científica, 10(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2353