O SUPERVISOR ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Luciana Marques Ferreira, Nicola José Frattari Neto.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo conhecer o papel do supervisor escolar sob o ponto de vista de três professores e de um vice-diretor de uma escola da rede estadual de ensino do Município de Ituiutaba – MG, no sentido de identificar as contribuições do supervisor frente aos trabalhos na Instituição Escolar, bem como as funções e atribuições do supervisor no cotidiano escolar, aliando teoria e prática. Fez-se necessário um levantamento bibliográfico baseado principalmente em autores que estudaram o papel do supervisor escolar, como Medina et al (1997), Nérici (1974), Sperb (1978), Libâneo (2002), dentre outros. Realizou-se pesquisa de campo em duas instituições de ensino do município de Ituiutaba – MG, tendo como participantes três professores, um supervisor e um vice-diretor, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários. São várias as atribuições conferidas aos supervisores na escola. De modo geral, são muitas as responsabilidades que permeiam o desempenho de suas funções, sobretudo o relacionamento com os professores e diretores. O que se percebe por meio da análise dos dados é uma lacuna no relacionamento entre supervisor e professores. Por outro lado, supervisor e vice-diretor trazem um discurso seguro de que tudo está de acordo com a função do supervisor escolar.

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

Nicola José Frattari Neto., L. M. F. (2018). O SUPERVISOR ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO. Intercursos Revista Científica, 14(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/3349