ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DO QUE SE TRATA?

Autores

  • Márcio Pereira.

Resumo

Muitas são as dúvidas em relação ao Atendimento Educacional Especializado no que diz respeito a sua origem e seus procedimentos ao atendimento as pessoas com deficiência e/ou quadros de Transtorno Global do Desenvolvimento/TGD (Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento). Assim, o presente artigo visa discutir o percurso histórico do Atendimento Educacional Especializado no Estado de Minas Gerais, buscando entender seus princípios e procedimentos ao atendimento a pessoa com deficiência e/ou quadros de TGD. Este trabalho é uma revisão bibliográfica enquanto método e seu objetivo é refletir sobre o que vem a ser o Atendimento Educacional Especializado. O entendimento conclusivo é que o Atendimento Educacional Especializado não é um serviço que oferece respostas assertivas para a escola comum e sim um apoio colaborativo, construtivo e participativo, que se pode definir como um processo mediante o qual tanto o aluno, quanto o professor da escola comum, o professor especializado e a família constroem novos conhecimentos, adquirem novas competências e práticas que venham enriquecer mutuamente e propiciar a melhoria dos processos de aprendizagem de todos os envolvidos.

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Publicado

2019-05-14

Como Citar

Pereira., M. (2019). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DO QUE SE TRATA?. Intercursos Revista Científica, 15(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/3654