ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DO QUE SE TRATA?
Resumo
Muitas são as dúvidas em relação ao Atendimento Educacional Especializado no que diz respeito a sua origem e seus procedimentos ao atendimento as pessoas com deficiência e/ou quadros de Transtorno Global do Desenvolvimento/TGD (Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento). Assim, o presente artigo visa discutir o percurso histórico do Atendimento Educacional Especializado no Estado de Minas Gerais, buscando entender seus princípios e procedimentos ao atendimento a pessoa com deficiência e/ou quadros de TGD. Este trabalho é uma revisão bibliográfica enquanto método e seu objetivo é refletir sobre o que vem a ser o Atendimento Educacional Especializado. O entendimento conclusivo é que o Atendimento Educacional Especializado não é um serviço que oferece respostas assertivas para a escola comum e sim um apoio colaborativo, construtivo e participativo, que se pode definir como um processo mediante o qual tanto o aluno, quanto o professor da escola comum, o professor especializado e a família constroem novos conhecimentos, adquirem novas competências e práticas que venham enriquecer mutuamente e propiciar a melhoria dos processos de aprendizagem de todos os envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)