CONTRADIÇÕES: FAMÍLIA, ESCOLA, ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE

Autores

  • Lainara Pereira Da Silva, Eleusa Gallo Rosenburg.

Resumo

Nesta pesquisa, realiza-se uma análise da educação para sexualidade de maneira a propiciar reflexões frente a esta temática no universo escolar objetivando avaliar os olhares de educadoras, mães e adolescentes sobre a sexualidade, formas de abordar e dificuldades suscitadas quando se fala sobre sexualidade. A presente pesquisa é de cunho quali-quantitativo. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa de campo junto a uma escola pública, com alunas e alunos do nono ano do ensino fundamental II de uma cidade do interior de Minas Gerais com 2.676 habitantes. Foi utilizado um questionário especifico para educadoras, mães e adolescentes, com perguntas fechadas e abertas. Os sujeitos foram 8 professoras, 4 mães e 10 adolescentes. Encontrou-se como resultado de que todos (as) avaliam que é importante trabalhar a temática com adolescentes. As formas escolhidas para trabalhar a sexualidade foram palestras e vídeos educativos. As dificuldades sinalizadas nos professores (as) foram a inexistência de formação sobre a temática. Nos pais e mães foi à falta de intimidade, vergonha e ausência de conhecimento. Como considerações finais percebe-se que é um assunto importante que requer que barreiras sejam ultrapassadas para se resolverem os desencontros levantados, entre a importância e a impossibilidade se falar o tema.

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Publicado

2019-05-15

Como Citar

Eleusa Gallo Rosenburg., L. P. D. S. (2019). CONTRADIÇÕES: FAMÍLIA, ESCOLA, ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE. Intercursos Revista Científica, 16(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/3672