CONTRADIÇÕES: FAMÍLIA, ESCOLA, ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE
Resumo
Nesta pesquisa, realiza-se uma análise da educação para sexualidade de maneira a propiciar reflexões frente a esta temática no universo escolar objetivando avaliar os olhares de educadoras, mães e adolescentes sobre a sexualidade, formas de abordar e dificuldades suscitadas quando se fala sobre sexualidade. A presente pesquisa é de cunho quali-quantitativo. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa de campo junto a uma escola pública, com alunas e alunos do nono ano do ensino fundamental II de uma cidade do interior de Minas Gerais com 2.676 habitantes. Foi utilizado um questionário especifico para educadoras, mães e adolescentes, com perguntas fechadas e abertas. Os sujeitos foram 8 professoras, 4 mães e 10 adolescentes. Encontrou-se como resultado de que todos (as) avaliam que é importante trabalhar a temática com adolescentes. As formas escolhidas para trabalhar a sexualidade foram palestras e vídeos educativos. As dificuldades sinalizadas nos professores (as) foram a inexistência de formação sobre a temática. Nos pais e mães foi à falta de intimidade, vergonha e ausência de conhecimento. Como considerações finais percebe-se que é um assunto importante que requer que barreiras sejam ultrapassadas para se resolverem os desencontros levantados, entre a importância e a impossibilidade se falar o tema.
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Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
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(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)