PERFIL ACADÊMICO DOS PROFESSORES NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO NO BRASIL

Autores

  • Franciane Diniz Cogo, Flávia Aparecida Diniz Cogo.

Resumo

Este estudo expôs a síntese dos resultados de uma pesquisa documental sobre os programas de Ciência do Solo e a respeito do perfil dos docentes na pós-graduação em Ciência do Solo.Seu principal objetivo é descrever o perfil acadêmico dos professores desse curso. Para tanto, foi caracterizado o perfil acadêmico de professores dos cursos de Pós- graduação em Ciência do Solo reconhecido  pela CAPES. Por meio da identificação dos docentes nos sites dos programas Pós- graduação em Ciência do Solo, realizou-se uma pesquisa nos currículos disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq. Foram identificados 296 docentes em 16 curso de pós-graduação em Ciência do Solo, sendo 16 programas, 13 com cursos de mestrado e doutorado e 3 com apenas mestrado. Os programas de pós-graduação em Ciência do Solo concentram-se na Região Sul (25%), Sudeste (31,25%) e Nordeste (43,75%).  Constatou-se a inexistência de programas de pós-graduação em Ciência do Solo na região norte brasileira.O perfil dos professores da pós-graduação em Ciência do Solo no Brasil apresenta a maioria é do sexo masculino (82%).  E a formação universitária em geral conta com 241 (82%) professores com formação em agronomia, 165 (54%) são mestres em Ciência do Solo e 186 (62%) são doutores em Ciência do Solo.O estudo evidenciou que o maior desafio é superar a carência de cursos especializados n o ensino de Ciência do Solo na modalidade pós-graduação da região Norte do País.

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Publicado

2019-06-01

Como Citar

Flávia Aparecida Diniz Cogo., F. D. C. (2019). PERFIL ACADÊMICO DOS PROFESSORES NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO NO BRASIL. Intercursos Revista Científica, 17(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/3719