PROJETO POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Laís De Paula Leite, Márcio Pereira, Thainara Pereira Silva, Thayná Millene Da Silva Simões.

Resumo

O artigo visa relatar e discutir as experiências decorrentes do Projeto de Extensão e Ensino referente ao Edital PROEX/PROEN Nº 03/2018, Política de Acesso e Permanência de Pessoas com Deficiência Visual na Universidade, promovido pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)/UEMG, com o objetivo de acompanhar discentes com deficiência visual nas atividades acadêmicas que se fizerem necessárias, nas dependências e/ou fora da instituição, se for o caso. Tal iniciativa teve o propósito à seleção de um estudante com recebimento de bolsa para apoiar o discente com deficiência visual, no caso em específico, na Unidade Divinópolis, no curso de Psicologia. Este projeto pressupõe que as diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educacional, mas o ponto de partida para o seu enriquecimento e para dar respostas adequadas e urgentes às necessidades cognitivas, afetivas e sociais da pessoa com deficiência incluída no espaço universitário. As atividades tiveram como fim auxiliar o discente na leitura do material solicitado no período das aulas; digitar materiais impressos e salvá-los em formato de Editor de Texto; acompanhá-lo nas situações escolares pertinentes; enviar e-mails com conteúdos acadêmicos e contribuir para sua acessibilidade aos conteúdos curriculares e aos espaços físicos da instituição. As ações desenvolvidas facilitaram o acesso e a permanência da pessoa com deficiência visual no percurso educacional no espaço universitário.

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Publicado

2019-06-02

Como Citar

Thayná Millene Da Silva Simões., L. D. P. L. M. P. T. P. S. (2019). PROJETO POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE. Intercursos Revista Científica, 18(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/3726