RECEPÇÃO AO IDEÁRIO DA ESCOLA NOVA O TESTEMUNHO DA IMPRENSA DE MINAS GERAIS, ANOS 1930

Autores

  • Mileide Mateus Dos Santos, Betânia Laterza O.Ribeiro.

Resumo

Este estudo tece sobre o assentimento do ideário escolanovista na imprensa de Minas gerais nos decênios dos anos 30. Desta forma, objetivou entender como foram recebidas às ideias e os ideais escolanovistas através da imprensa. O trabalho desenvolveu-se a partir do aporte documental encontrados em notícias impressas em jornais do no Arquivo Público de Uberlândia e principalmente dos jornais disponíveis no site da Hemeroteca Digital, nesse sentido buscou-se contextualizar os antecedentes, e compreender como a propagação dos ideais escolanovistas no estado de Minas Gerais permaneceu e como o Manifesto dos Pioneiros tornou-se essencial no setor da educação Mineira. Conclui-se que a formulação de um manifesto em prol da educação pública foi fruto de uma cadeia de eventos que constituíram condições favoráveis à reflexão intelectual sobre a educação no país e que a imprensa foi testemunha dos sonhos, temores produzidos pela Escola Nova .

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Publicado

2019-06-02

Como Citar

Betânia Laterza O.Ribeiro., M. M. D. S. (2019). RECEPÇÃO AO IDEÁRIO DA ESCOLA NOVA O TESTEMUNHO DA IMPRENSA DE MINAS GERAIS, ANOS 1930. Intercursos Revista Científica, 18(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/3727