ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Autores

  • Rosa Betânia Castro,Vanessa A.Vieira, Patricia Rocha,Eleusa Mª.F.Rocha, Osania E.Ferreira,Lêda Franco M.Andrade.

Resumo

O contexto socioambiental indica a necessidade de ações educacionais que procurem transformar práticas tradicionais de ensino que contemplem a busca de solução para os problemas ambientais mais urgentes. Para tanto, buscou-se abordar a gestão dos resíduos sólidos a partir de uma percepção sistêmica, rompendo coma perspectiva convencional, associada à reciclagem. A proposta foi desenvolvida na Escola Municipal Machado de Assis, Ituiutaba, envolvendo cerca de 210 discentes de 6 turmas do 9º ano de Ensino Fundamental, através de debates, rodas de conversa, exibição de filmes, visitas orientadas e oficinas de produção. As ações despertaram inquietações nos estudantes, primeiramente por desenvolver variáveis pouco difundidas em educação ambiental, as quais colaboraram para o entendimento da reciclagem como atividade que engloba a exploração dos recursos naturais, essencialmente no gasto energético desta atividade e eliminação de rejeitos. Por fim, evidenciou também que a solução dos problemas ambientais requer não apenas a preservação do meio natural, contudo, inclusive, o cuidado com o próprio ser humano, tão subjugado no processo de exploração capitalista. Dentre os desafios observados, destaca-se a conquista de parceria com professores de diferentes disciplinas e a necessidade de um trabalho permanente, que perpasse todo o currículo escolar durante o ano letivo.

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Publicado

2019-06-02

Como Citar

Osania E.Ferreira,Lêda Franco M.Andrade., R. B. C. A. P. R. M. (2019). ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. Intercursos Revista Científica, 18(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/3729