PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI) INSTRUMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA A ACESSIBILIDADE DO ALUNO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL MATRICULADO NA REDE REGULAR DE ENSINO

Autores

  • MÁRCIO PEREIRA

Resumo

Este artigo discute a respeito do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), instrumento citado nas resoluções, orientações e guias referentes à Educação Especial na Educação Básica, no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, como sendo obrigatório para o acompanhamento e avaliação da trajetória escolar do aluno, público alvo da educação especial, matriculado na rede regular de ensino. O referido instrumento, desde 2003, é citado nas resoluções, contudo, os profissionais da educação ainda apresentam dificuldades na sua conceituação e elaboração. Assim, este texto, discorre sobre o conceito de PDI e orienta o profissional da educação na sua elaboração. É um trabalho cuja fundamentação é qualitativa, de natureza aplicada, do ponto de vista de seu objetivo é explicativa e o procedimento bibliográfico. O entendimento conclusivo é que o PDI se constitui em um instrumento político-pedagógico que contém ações e estratégias, cuja prioridade é a de derrubar barreiras e dar acessibilidade ao aluno com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e/ou Altas Habilidades/Superdotação no que é proposto pela escola, contribuindo com o seu desenvolvimento e aprendizagem.

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Publicado

2019-10-25

Como Citar

PEREIRA, M. (2019). PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI) INSTRUMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA A ACESSIBILIDADE DO ALUNO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL MATRICULADO NA REDE REGULAR DE ENSINO. Intercursos Revista Científica, 18(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/4262