DESENVOLVENDO UM PROJETO DE EXTENSÃO DE ENSINO DE ROBÓTICA NO CESEU

Autores

  • WALTENO MARTINS PARREIRA JÚNIOR, CRISTIANO BORGES DOS SANTOS, VITOR BORGES TAVARES, MARCO AURÉLIO MARTINS BESSA.

Resumo

Este texto apresenta uma ação extensionista desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa GPETEC com relação às aplicações da robótica como uma tecnologia educacional. As atividades do grupo têm o objetivo de estimular o uso da robótica no âmbito acadêmico envolvendo alunos do ensino médio e superior do campus. Considerando a educação como um processo de desenvolvimento intelectual e moral do jovem e do ser humano de uma forma geral, e que as novas tecnologias permeiam o cotidiano das pessoas, então a busca de uma educação de qualidade faz-se necessário utilizar novos recursos nas atividades educacionais tanto em espaços formais como não formais. Podem-se usar conceitos de robótica no ensino de vários conteúdos formativos e estimular o trabalho em equipe e assim contribuir para formação dos educandos. Foram ofertadas uma série de oficinas, e este projeto foi realizado no Centro Socioeducativo de Uberlândia (CESEU) com aplicação de conceitos de robótica com a finalidade de capacitar os jovens em programação de dispositivos eletroeletrônicos e automação. Assim, é um projeto de cunho social e interdisciplinar por aliar os conhecimentos adquiridos na área de computação com os de formação didático-pedagógica e aplicada em atividades educacionais por parte dos alunos bolsistas e voluntários do IFTM. A oficina foi desenvolvida quinzenalmente, dividindo os alunos em três turmas. Os participantes mostraram-se interessados e participativos, contribuindo para o bom andamento das atividades.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Como Citar

VITOR BORGES TAVARES, MARCO AURÉLIO MARTINS BESSA., W. M. P. J. C. B. D. S. (2019). DESENVOLVENDO UM PROJETO DE EXTENSÃO DE ENSINO DE ROBÓTICA NO CESEU. Intercursos Revista Científica, 18(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/4268