DO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL AO AGRONEGÓCIO: DISTINTOS FENÔMENOS NOS ESPAÇOS AGRÍCOLAS BRASILEIRO.

Autores

  • Elicardo Heber de Almeida Batista
  • Maria Beatriz Silva Araújo

Palavras-chave:

Complexo rural. Complexo agroindustrial. Agronegócio.

Resumo

Esse artigo tratará sobre o complexo rural, complexo agroindustrial e agronegócio: distintas dinâmicas nos espaços agrícolas brasileiros. O estudo é de cunho qualitativo, cuja investigação adota uma abordagem baseada no estado da arte (revisão de literatura) considerando as temáticas e os fenômenos tratados no decurso do texto e posteriormente um estudo de caso: a dinâmica sucroalcoleira na Microrregião de Ituiutaba. No decurso do texto, haverá uma discussão sobre conceitos caros às Ciências Agrárias (podendo ser ampliado para os estudos rurais), sobretudo sistema de produção, cadeias produtivas e Sistemas agroindustriais, mas que geralmente são conceitos empregados em distintas pesquisas de forma truncada ou até mesmo com erros recorrentes. Por fim, o texto tratará de um estudo de caso na Microrregião de Ituiutaba para compreender o fenômeno da territorialização das usinas sucroenergéticas. Conclui-se que na experiência pesquisada, houve uma diminuição da produção da agricultura como arroz, feijão, milho, verduras e pecuária em razão da ampliação da cultura da cana-de-açúcar. Nesse cenário, mudaram as paisagens e houve uma alteração das relações socioeconômicas e culturais na referida microrregião.

Referências

ALBUQUERQUE, Marcos Cintra Cavalcante de NICOL, Robert. Economia agrícola. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

ALVES, G. Crise estrutural do capital, trabalho imaterial e modelos de competência: novas dialéticas. In: Alves, G. et al. (Org.). Trabalho e educação: contradições do capitalismo global. Maringá: Práxis, 2006. p. 47-81.

BAER, Werner. A industrialização e o desenvolvimento econômico do Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1965.

Outros. . .

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

de Almeida Batista, E. H. ., & Silva Araújo, M. B. . (2021). DO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL AO AGRONEGÓCIO: DISTINTOS FENÔMENOS NOS ESPAÇOS AGRÍCOLAS BRASILEIRO. Intercursos Revista Científica, 19(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/5833