EFEITO DO SILÍCIO SOBRE O DESEMPENHO AGRONÔMICO E A CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DA RÚCULA

Autores

  • Josef Gastl Filho
  • Amanda Fialho

Palavras-chave:

Eruca sativa Mill. Micronutriente. Nutrição mineral. Parâmetros biométricos. Qualidade pós-colheita.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do dióxido de silício aplicado via foliar sobre desempenho produtivo e a conservação pós-colheita da rúcula. O experimento foi conduzido em delineamento em blocos ao acaso, com 5 repetições e 4 concentrações de dióxido de silício (0,0; 0,2; 0,5 e 1,0 g SiO2), utilizando o produto comercial SIFOL® que foi aplicado via foliar aos 15 dias após o transplante. O transplante das mudas se deu aos 30 dias, para os vasos preenchidos com solo de barranco peneirado, sendo incorporado 300 kg ha-1 P2O5, 240 kg ha-1 K2O e 150 kg ha-1 N. Após completar 35 dias procedeu-se a avaliação da altura das plantas, matéria fresca e o número de folhas. A avaliação da conservação pós-colheita, foi realizada aos 10 e 20 dias em câmara frigorífica a 5±2°C utilizando-se uma escala de notas de 1-5. Aos 5 dias após o acondicionamento, as plantas já se encontravam deterioradas, não sendo possível a coleta de dados referentes a conservação pós-colheita. O aumento da dose de silício não afetou a altura de plantas, entretanto, proporcionou menores valores de número de folhas e matéria fresca. Concluiu-se que a aplicação do SiO2 não melhora o desempenho produtivo e a qualidade pós-colheita da cultura da rúcula.

Referências

CAMARGO, M. S.; KORNDÖRFER, G. H.; PEREIRA, H. S. Solubilidade do silício em solos: influência do calcário e ácido silícico aplicados. Bragantia, v. 66, n. 4, p. 637-647, 2007.

COMPANHIA DE ENTREPOSTOS E ARMAZÉNS GERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO - CEAGESP. Rúcula. 2020. Disponível em: http://www.ceagesp.gov.br/. Acesso em: 08 maio 2020.

CURVELO, C. R. S.; FERNANDES, E. F.; DINIZ, L. H. B.; PEREIRA, A. I. A. Desempenho agronômico da couve-flor (Brassicaoleracea var botrytis) em função da adubação silicatada. Revista de Agricultura Neotropical, Cassilândia-MS, v. 6, n. 1, p. 87/91, jan./mar. 2019.

Outros. . .

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Gastl Filho, J. ., & Fialho, A. (2021). EFEITO DO SILÍCIO SOBRE O DESEMPENHO AGRONÔMICO E A CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DA RÚCULA. Intercursos Revista Científica, 19(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/5839