DIREITO AO VOTO: IMPRENSA, ENSINO PROFISSIONAL DE MULHERES E CIDADANIA EM NATAL (RN), 1889–1930
Palavras-chave:
Voto feminino, Educação Profissional Feminina, Cidadania, Rio Grande do NorteResumo
Este texto apresenta uma compreensão histórica que concerne na conquista do voto feminino interligada ao acesso à escolarização promovida pela escola profissional feminina. O enfoque incide no binômio cidadania–educação no Rio Grande do Norte e suas contribuições socias. A metodologia seguiu referenciais teóricos a partir da perspectiva dialético marxista. As fontes incluem mensagens de governadores estaduais, discursos proferidos, legislação educacional e imprensa. A análise dessas fontes seguiu o referencial teórico apresentado na inter-relação de ensino profissional, educação feminina e cidadania. Como lastro teórico foram utilizados autores referência em História da Educação, Educação Feminina e Ensino Profissional. Os resultados apontam articulação entre a preparação profissional escolar feminina e sufrágio feminino no Rio Grande do Norte com ênfase na Escola Doméstica de Natal e mudança do oficio feminino durante a Primeira República.
Referências
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Artigo: " ________________________________________________"
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