DIREITO AO VOTO: IMPRENSA, ENSINO PROFISSIONAL DE MULHERES E CIDADANIA EM NATAL (RN), 1889–1930

Autores

Palavras-chave:

Voto feminino, Educação Profissional Feminina, Cidadania, Rio Grande do Norte

Resumo

Este texto apresenta uma compreensão histórica que concerne na conquista do voto feminino interligada ao acesso à escolarização promovida pela escola profissional feminina. O enfoque incide no binômio cidadania–educação no Rio Grande do Norte e suas contribuições socias. A metodologia seguiu referenciais teóricos a partir da perspectiva dialético marxista. As fontes incluem mensagens de governadores estaduais, discursos proferidos, legislação educacional e imprensa. A análise dessas fontes seguiu o referencial teórico apresentado na inter-relação de ensino profissional, educação feminina e cidadania. Como lastro teórico foram utilizados autores referência em História da Educação, Educação Feminina e Ensino Profissional. Os resultados apontam articulação entre a preparação profissional escolar feminina e sufrágio feminino no Rio Grande do Norte com ênfase na Escola Doméstica de Natal e mudança do oficio feminino durante a Primeira República.

Biografia do Autor

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba. Docente no curso de Pedagogia no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia e no Programa de Pós-Graduaçao em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. 

Referências

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. O voto feminino no Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, edições Câmara, 2018.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MENDES, Juliana Maia. As porteiras foram abertas: cidadania e sufrágio feminino no Rio Grande do Norte. Natal: ed. UFRN, 2016.

MOURA, A. B. O discurso da cidadania em Marshall: a influência do modelo clássico na teoria jurídica moderna. JURISVOX, Patos de Minas: UNIPAM, vol. 10, n. 22u201034, 2010.

SOIHET, Rachel. A pedagogia da conquista do espaço público pelas mulheres e a militância feminista de Bertha Lutz. Revista Brasileira de Educação, n. 15, set./out./nov./dez. 2000.

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Nunes e Silva, P. V., & de Oliveira Laterza Ribeiro, B. (2021). DIREITO AO VOTO: IMPRENSA, ENSINO PROFISSIONAL DE MULHERES E CIDADANIA EM NATAL (RN), 1889–1930. Intercursos Revista Científica, 20(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/5957