RESENHA: 'GÊNEROS TEXTUAIS - REFLEXÕES E ENSINO

Autores

  • Kelly Alves Camilo
  • Thais Nunes Xavier dos Santos

Palavras-chave:

KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros Textuais - Reflexões e Ensino. União da Vitória (PR): Kaygangue, 2005. 207p

Resumo

Os quatro textos resenhados neste trabalho fazem parte da obra 'Gêneros Textuais - Reflexões e Ensino', que compila trabalhos apresentados no II SIGET (Simpósio Nacional de Estudo dos Gêneros Textuais), realizado em 2004 na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná. Este livro contempla relatos de pesquisas e reflexões realizados em diversas universidades brasileiras, com o intuito de contribuir para o estudo sobre questões relacionadas aos gêneros textuais.

A obra em foco apresenta oito capítulos destinados a discussões voltadas para os gêneros, além de propostas pedagógicas de letramento. Desta maneira, traz elementos que contribuem para reflexão sobre a importância do trabalho com os gêneros textuais em sala de aula em diversas esferas, além de reflexões acerca da produção, dinamicidade, configuração, circulação e sua integração em um contexto cultural, abrangendo propostas pedagógicas dentro do estudo da linguagem.

Iniciamos esta resenha pelo capítulo intitulado “Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação”, escrito por Luiz Antônio Marcuschi, aborda uma reflexão sobre gênero textual considerando que, no momento atual, existe uma variedade de teorias a esse respeito, demonstrando uma compreensão inovadora e dinâmica. Assim, considerando que o gênero é flexível e variável sendo incapaz de ser assimilado apenas por meio de classificações e descrições, a tendência é observá-los pelo seu lado dinâmico, processual, social, interativo, cognitivo, evitando classificações e posturas estruturais.

Referências

BENTES, Anna Cristina.Gênero e ensino: algumas reflexões sobre a produção de materiais didáticos para a educação de jovens e adultos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Disponível em: https: classroom. google.com/u/0/w/MjgzNzUxODAxNjha/t/all. Acesso em: 26 ago. 2019.

DIONÍSIO, Angela Paiva.Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.).Gêneros textuais: reflexões e ensino. Disponível em:.https://classroom.google.com/u/0/w/MjgzNzUxODAxNjha/t/all Acesso em: 26 ago. 2019.

MARCUSCHI, Luiz Antônio.Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.).Gêneros textuais:reflexões e ensino. Disponível: https: classroom. google.com / u / 0 / w / MjgzNzUxODAxNjha / t / all. Acesso em :26 ago. 2019.

Publicado

17/11/2021

Como Citar

Kelly Alves Camilo, & Thais Nunes Xavier dos Santos. (2021). RESENHA: ’GÊNEROS TEXTUAIS - REFLEXÕES E ENSINO. Intercursos Revista Científica, 20(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/6275