INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO SIMPLIFICADO PARA O DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE FÍSICA DE LATOSSOLO VERMELHO SOB DIFERENTES MANEJOS

Autores

  • Érika Andressa da Silva
  • Mariany Isabela Soares Domingues
  • Pedro Antônio Namorato Benevenute

Palavras-chave:

água disponível; indicador de qualidade física; modelagem.

Resumo

A avaliação da qualidade do solo exige o estabelecimento de indicadores e valores críticos ou de referência para estes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade estrutural de um Latossolo Vermelho muito argiloso sob diferentes usos do solo, utilizando um modelo simplificado do intervalo hídrico ótimo (IHO), cuja modelagem empregou apenas dados de umidade volumétrica obtidas nos potenciais matriciais relacionados à capacidade de campo (θCC) e ponto de murcha permanente (θPMP). Para o estudo, amostras indeformadas de solo foram coletadas em quatro repetições, nas camadas de 0-5 cm e 20-25 cm de fragmento florestal, campo de milho, cafezal e pastagem. Amostras foram submetidas ao potencial matricial de -6 kPa em unidades de sucção para obtenção da CC, também referida como microporosidade do solo,  e ao potencial matricial de -1500 kPa em câmaras de Richards para obtenção do PMP. Após o equilíbrio ser alcançado em cada potencial matricial, as amostras foram submetidas ao teste de resistência à penetração. O IHO foi obtido a partir do ajuste do teor de água em função da densidade do solo. O modelo simplificado do IHO permitiu distinguir os efeitos dos usos do solo sobre sua qualidade física. O solo sob pastagem apresentou o menor IHO.

Referências

ANDRADE, R.S.,STONE, L.F. Índice S como indicador da qualidade física de solos do Cerrado brasileiro. Revista Brasileira Engenharia Agrícola e Ambiental, 13 (4), 382-388, 2009.

ARAUJO, M. A.; TORMENA, C. A.; SILVA, A. P. Propriedades físicas de um Latossolo Vermelho distrófico cultivado e sob mata nativa.Revista Brasileira Ciência do Solo, 28(2), 337-345, 2004.

ARSHAD, M. A.; MARTIN, S. Identifying critical limits for soil quality indicators in agro-ecosystems.Agriculture Ecosystems& Environment, 88 (2), 153-160, 2002.

Publicado

17/11/2021

Como Citar

Érika Andressa da Silva, Mariany Isabela Soares Domingues, & Pedro Antônio Namorato Benevenute. (2021). INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO SIMPLIFICADO PARA O DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE FÍSICA DE LATOSSOLO VERMELHO SOB DIFERENTES MANEJOS. Intercursos Revista Científica, 20(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/6283