TRANSTORNOS GLOBAIS DE APRENDIZAGEM: A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM AUTISMO - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Autismo. Escola Regular. Supervisor PedagógicoResumo
Este artigo trata de um tema discutido nos últimos anos na Educação Inclusiva, que é o acompanhamento do Supervisor Pedagógico na escolarização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é um transtorno cognitivo que leva os indivíduos a comportamentos inesperados, chegando às escolas estigmatizados como alunos problemáticos e incompreendidos. Constitui-se como uma pesquisa com foco em uma metodologia de relato de experiência, cujo objetivo é relatar as observações da prática do Supervisor Escolar em uma escola da rede municipal de ensino de Uberlândia. Professores que atuam com alunos autistas precisam passar por um desenvolvimento profissional docente a fim de se prepararem para enfrentar os desafios encontrados nas salas de aula. Discutir esse transtorno na escola ajudará os profissionais interessados a lidar com esse aluno e também conduzir melhor sua escolarização. Esta pesquisa consubstanciou-se pelo estudo de alguns autores que estudam a temática e também leis brasileiras que subsidiam a mesma, hoje bastante difundida no âmbito escolar. A discussão levou à compreensão de que o papel do Supervisor Pedagógico no processo de escolarização do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é muito importante, pois ele é o apoio do professor regente para conduzir o processo ensino-aprendizagem desse estudante.
Referências
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