LOGISIM: FERRAMENTA PARA SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS COMBINACIONAIS e SEQUENCIAIS DIGITAIS

Autores

  • RAFAEL AUGUSTO ALBUQUERQUE MIQUELINI
  • Hélio Oliveira Ferrari

Palavras-chave:

Material didático, simulador lógico, Logisim.

Resumo

Aprendizagem de lógica de circuitos tem como desafio a compreensão de uma proposição matemática e vê-la ser implantada. A prática da lógica por trás de um circuito eletrônico, digital ou não, pode ser complicada, ainda mais por lidar com abstrações, o que gera vários problemas, tanto para o aluno quanto para o professor. Uma das formas de contornar esse desafio, além do uso do laboratório de circuitos lógicos, é o uso de simuladores, sendo uma delas, o Logisim. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar o uso dessa ferramenta de uma maneira acessível e didática, como um instrumento para a prática de projetos de ensino. Para a construção desse trabalho utilizou-se alguns exercícios do referencial teórico para verificar o funcionamento e testar os limites do programa. Chegando na conclusão que apesar dos limites do programa, principalmente na ferramenta de análise usada para flip-flops, suas vantagens, como ser gratuito, leve, modificável, compensam esse pesar, e pode sim entrar na lista de simuladores para ensino.

Referências

FREINET, C. (2011). Para uma escola do povo: guia prático para a organizaçãomaterial,técnica e pedagógica da escola popular.

LÉVY, P. (1993). Tecnologias da inteligência, As. Editora 34.

LogiSim. Disponívelem: http://www.cburch.com/logisim/pt/index.html. Acesso em 13/09/2020.

Publicado

2021-12-13

Como Citar

ALBUQUERQUE MIQUELINI, R. A. ., & Oliveira Ferrari, H. . (2021). LOGISIM: FERRAMENTA PARA SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS COMBINACIONAIS e SEQUENCIAIS DIGITAIS. Intercursos Revista Científica, 20(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/6319