SISTEMAS EÓLICOS DE VELOCIDADE FIXA E VARIÁVEL: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • NATÁLIA CORNÉLIA SILVA CAMPOS
  • Hélio Oliveira Ferrari

Palavras-chave:

: Energia Eólica, DFIG, FSIG

Resumo

O Brasil possui uma das mais renováveis matrizes energéticas do mundo, mas o desafio de reduzir a dependência de energias não renováveis requer pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem a utilização de fontes limpas e sustentáveis de energia, como é a energia eólica. A energia eólica é considerada, entre as alternativas renováveis existentes, a mais viáve lno mercado de energia, apresentando um crescimento ao longo dos anos. Os principais sistemas eólicos classificam-se de acordo com sua operação em dois tipos: sistemas com operação a velocidade fixa e sistemas com operação a velocidade variável. Ao longo dos anos, utilizou-se no mercado os geradores que operam a velocidade fixa, sendo a máquina mais usada o gerador de indução de rotor em gaiola (FSIG). A partir do ano 2000, o domínio no mercado passou a ser para o gerador de velocidade variável (DFIG). Hoje, tem-se dois tipos de geradores amplamente utilizados em sistemas eólicos que operam a velocidade variável: o gerador síncrono e o gerador de indução com rotor bobinado. Esse artigo apresentará uma análise teórica sobre o desempenho de sistemas de geração eólica. A análise permite verificar as diferenças entre os ganhos obtidos do gerador tipo DFIG com frente ao gerador tipo FSIG e a partir de análise comparativa de um sistema de geração utilizando máquinas do tipo DFIG conclui-se este trabalho apresentando um de diagramas de blocos a ser utilizado em simulações computacionais.

Referências

ACKERMANN, T. (2005). Wind Power in Power Systems, 1.ed., John Wiley & Sons, Ltd, UK.

ANAYA-LARA, O., Jenkins, N., Ekanayake, J., Cartwright, P., Hughes, M. (2009). Wind Energy Generation: Modelling and Control, 1.ed., Wiley, UK.

BAINY, R.G. (2015). Análise do comportamento transitório de geradores distribuídos eólicos e fotovoltaicos conectados num mesmo alimentador.Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.

Publicado

2021-12-13

Como Citar

SILVA CAMPOS, N. C. ., & Oliveira Ferrari, H. . (2021). SISTEMAS EÓLICOS DE VELOCIDADE FIXA E VARIÁVEL: UM ESTUDO COMPARATIVO. Intercursos Revista Científica, 20(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/6320