Texto INFORMÁTICA EDUCATIVA NA INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Diversidade, Educação Especial, Recursos e Tecnologias Digitais

Resumo

Os documentos e legislações que respaldam a educação especial preceituam amplamente a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo apresentar algumas reflexões e relatos de experiências desenvolvidas na Educação Especial no Centro de Atendimento Especializado do Estado de Santa Catarina – CAESP – APAE de Lages/SC. Essas práticas pedagógicas buscam oportunizar o acesso e o contato com os meios digitais, possibilitando a inclusão de pessoas com deficiência através da Informática Educativa. Este estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, baseando-se em referenciais teóricos, legislações que abordam a temática e documentos orientadores como as Diretrizes dos CAESPs de Santa Catarina (2020). Esses relatos destacam algumas experiências nas aulas de Informática Educativa com vistas à inclusão digital dos educandos que compõem a instituição, descrevendo as importantes contribuições e o alcance de resultados exitosos em seu processo de desenvolvimento. Inicia-se apresentando um breve referencial teórico, seguidos dos relatos de experiência, foco deste estudo e, por fim, as considerações finais.

Biografia do Autor

Inês Staub Araldi, Centro Universitário Unifacvest

Realizou pesquisa de pós doutorado na Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós graduação em Letras, com o título: Reflexões acerca dos suportes de linguagem: da descoberta da escrita até a linguagem digital, em 2022. Possui graduação em PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PALMAS (1993), MESTRADO em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004) e DOUTORADO em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atuou como professora da Rede Estadual de Santa Catarina, trabalhou na Secretária da Educação do Município de Descanso como coordenadora pedagógica, foi diretora do PERADE e corretora do ENEM. Atuou como professora nos cursos de pós graduação do ISEP e IEDI. Atualmente é professora e pesquisadora do Centro Universitário UNIFACVEST, no curso de Mestrado em Práticas Transculturais. É líder do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias no Processo Ensino/Aprendizagem - NOTEN, e integra o LETEC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, linguagem digital e aprendizagem, autodidaxia, virtualização, pós modernidade, identidade e memória.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Pires Lima, C., & Staub Araldi, I. (2023). Texto INFORMÁTICA EDUCATIVA NA INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS. Intercursos Revista Científica, 22(2), 40–61. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/7463