A importância da atividade física no desenvolvimento motor
Palavras-chave:
Motricidade, desenvolvimento e CriançasResumo
O presente artigo buscou demonstrar que a prática da atividade física facilita o desenvolvimento físico e por isso se torna cada vez mais necessário que seja valorizada pelos adultos para potencializar o crescimento das crianças. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica quantitativa com adotou-se como o objetivo geral demostrar a importância da atividade física para o desenvolvimento motor de crianças. Para cumprir o objetivo mencionado teremos como objetivos específicos: avaliar teóricos em Educação Física que demonstraram em seus estudos que os exercícios físicos representam um importante recurso para o desenvolvimento motor das pessoas e ainda investigar sua importância no desenvolvimento psicomotor. Para cumprir esses objetivos adotou-se como arcabouço teórico básico sobre o desenvolvimento infantil são as produções de Piaget (desenvolvimento motor) e Kishimoto (atividade motora), respeitando a característica da pesquisa bibliográfica de ter como base materiais já elaborados, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Verificou-se que a atividade motora a realização de brincadeiras apresenta grande relevância não só para o desenvolvimento motor, mas para a criança como um todo, pois permite sua integração na vida social.
Referências
ARAÚJO, V.C. O jogo no contexto da Educação Psicomotora. São Paulo: Cortez, 2012.
BARROS, Juliana Monteiro Gramático. Atividade física infantil e Hiperatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
BETTELHEIM, B. A fortaleza vazia (1967). São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Características da investigação qualitativa. In: ______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2010, p. 47-51.
BROUGÉRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018.
CERISARA, A B. De como o Papai do Céu, o Coelhinho da Páscoa, os Anjos e o Papai Noel foram viver jutos no céu! In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2018.
DINELLO, Dom Raimundo. A expressão lúdica na educação da infância, São Paulo:
FEITOSA, Ana Maria A. Ciência da motricidade humana (C.M.H.). In: SÉRGIO, Manoel et al. O sentido e a ação. Lisboa: Instituto Piaget, 2019.
FERREIRA, M.C. R. et al. Os fazeres na educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
FONTANA, Roseli A. C.; CRUZ, Maria Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
FREIRE, J. Baptista. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da educação Física. São Paulo: Scipione, 2014.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender - O resgate da atividade física infantil. São Paulo: Moderna, 2016.
GARCIA, Rose Marie Reis e MARQUES, Lílian Argentina. Atividade físicas e passeios Infantis. Porto Alegre: Kuarup, 2019.
GONÇALVES, Raphael O. (2019) A Ciência da Motricidade Humana como uma possibilidade de pensar complexamente na Educação Física. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd138/pensar-complexamente-na-educacao-fisica.htm. Acesso em 5 dez. 2022.
HETLLER, Agnos, O cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2019. 3ª edição.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis, 7ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias, 1ª ed., São Paulo: Pioneira, 2018.
KOLYNIAK FILHO, Carol. Qualidade de vida e motricidade. In: MOREIRA, Wagner W. (org.). Qualidade de vida: complexidade e educação. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2017.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p.
LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicogenética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.
MEDEIROS, Ethel Bauzer e MACHADO Edvete R. da Cruz. Atividade físicas para jardim de Infância. Rio de Janeiro: Livraria Agir, 2019.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2005.
PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forence, 2014.
PINTO, Alexandrina de Magalhães. Os nossos Brinquedos. Paraíba: A União Editora, 2016.
Pioneira, 2014.
REDIN, E. Cadernos educação infantil: o espaço e o tempo da criança. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
ROSÁRIO, Alberto Trovão do. A motricidade humana e a educação. In: SÉRGIO, Manoel et al. O sentido e a ação. Lisboa: Instituto Piaget, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013. 304 p.
TERRA, Márcia Regina. O Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm Acesso em: 03 Mar. 2022.
VAYER; TOULOUSE. Linguagem corporal: a estrutura e a sociologia da ação. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2019.
VELASCO, Cacilda Gonçalves. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 2017.
WEISS, L. Brinquedos & engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)