Reflexões interpretativas sobre a interdisciplinaridade nas ciências humanas

Autores

  • Gleidson Lavoura Godoi FURG e UFSM

Palavras-chave:

ensino

Resumo

Esse artigo tem como proposta apresentar algumas reflexões sobre a interdisciplinaridade nas ciências humanas e suas relações. Em um período mais contemporâneo as discussões no campo das ciências tomaram força e uma vasta gama de opções para debate e pesquisa, desde questões familiares, de género, regiões, culturas, entre outros, tudo o que é possível discriminar em pesquisas, contudo a multidisciplinaridade está envolvida no campo das mesmas, outras ciências podem e são colaboradoras durante o ensino e aprendizagem. Durante algumas décadas o ensino e aprendizagem nas mais diversas áreas das ciências tem tido uma evolução considerável, levando em consideração que algumas áreas científicas tem a necessidade de adaptação, pois sem novos métodos de aplicação principalmente no ensino ficariam desatualizados e levariam ao seu apagamento. A variação entre saberes e práticas está diretamente ligada ao campo do ensino e aprendizagem, pois a complementação delas existem para que todos possam discutir e dialogar sobre posicionamentos, ideias, ideais, etc. No entanto, como em outras ciências, mas na história determinadas apresentações de fatos podem trazer um certo desconforto para alguns, pois ao ser apresentado um fato relacionado, um evento, um acontecimento, que pode ser contestado isso vai acontecer, nesse sentido as provas na história são fundamentais, assim pode advir que possíveis descrenças sobre algum fato seja contestado, a partir de provas físicas ou documentais.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Lavoura Godoi, G. (2023). Reflexões interpretativas sobre a interdisciplinaridade nas ciências humanas. Intercursos Revista Científica, 22(2), 62–85. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/7624