Educação em design

métodos didáticos e ferramentas para inovação

Autores

  • Patrícia Santos Delgado
  • Rita de Castro Engler
  • Píer Paolo Peruccio

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i1.5916

Resumo

As mudanças do mundo atual, o dinamismo e a complexidade que enfrentamos exige uma nova postura dos designers, uma postura que os faça compreender este novo cenário e trabalhar com ele. Para isso, os designers precisam de treinamento adequado e isso   papel da escola. Apesar disso, a maioria das escolas continuam mantendo antigos padrões lineares de ensino e apenas algumas estão buscando métodos dinâmicos, abertos e contextualizados. Este artigo aborda esta questão apresentando a evolução dos métodos de design e as novas abordagens e métodos empregados atualmente no ensino do design a fim de preparar os designers para o futuro. Para isso, além de uma base te rica levantada por meio de um estudo bibliográfico, são apresentados estudos relacionados aos métodos didáticos de diferentes instituições ao redor do mundo que trabalham o ensino do design de maneira inovadora. Este estudo foi feito por meio de consulta a material pré-existente em livros, revistas e conte do disponível online e também por meio de entrevistas a pesquisadores, professores e alunos envolvidos. Ao final é apresentada uma compilação das melhores práticas e ferramentas usadas no ensino do design, a fim de guiar professores e alunos para um trabalho mais contextualizado e colaborativo, contribuindo para o surgimento de novos produtos, sistemas e serviços que atendam às necessidades do mundo atual.

Publicado

06/07/2021

Como Citar

SANTOS DELGADO, Patrícia; DE CASTRO ENGLER, Rita; PERUCCIO, Píer Paolo. Educação em design: métodos didáticos e ferramentas para inovação. Pensamentos em Design, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 76–94, 2021. DOI: 10.36704/pensemdes.v1i1.5916. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/5916. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo