Approccio sistemico applicato a territori siti UNESCO
DOI:
https://doi.org/10.36704/pensemdes.v1i1.5922Resumo
Um bem histórico ou um território específico foi lentamente moldado ao longo dos anos por uma ação coletiva que o consolidou, e que hoje podemos apreciar e usufruir. Contudo, essa percepção vem sendo gradualmente modificada pela exploração comercial superficial e individualista, prejudicando o meio ambiente e a população local. Esse foi o motivo pelo qual o projeto apresentado nesse artigo foi desenvolvido. Para tanto, foram selecionados três territórios, localizados ao sul da cidade de Turim – Itália, considerados como Patrimônio Cultural pela UNESCO. O objetivo foi despertar a consciência de que é possível valorizar os bens deixados como herança e, concomitantemente, promover o bem-estar dos habitantes locais inseridos em seu contexto social, cultural, produtivo e econômico. Por meio da aplicação da metodologia do Design Sistêmico, foi possível: i) compreender, de maneira holística, os territórios envolvidos; ii) verificar que grande parte da produção dos alimentos consumidos é advinda do exterior, o que provoca problemas de saúde e prejuízos à economia local; iii) redefinir o sistema territorial de produção de alimentos, satisfazendo as exigências alimentares da população, gerando novos postos de trabalho e fonte de renda. A Abordagem Sistêmica traz uma riqueza de recursos, comportamentos e relações sociais que envolvem aqueles que visitam um lugar desconhecido, incentivando-os a voltar para viver novas experiências, um turismo experiencial que participa do ritmo de vida no território, uma relação cultural enriquecedora, e não um surto turístico superficial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.