Tecnologia Ligno: inovação em materiais e processos para as MPEs moveleiras por meio do design

Autores

  • Glaucinei Rodrigues Corrêa Universidade Federal de MInas Gerais
  • Juliana Cardoso Braga Universidade Fedetal de Uberlândia
  • Luiza Almeida Cunha de Castro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6305

Resumo

Diagnósticos realizados em Micro e Pequenas Empresas moveleiras do Brasil demonstram os impactos negativos causados pelo grande volume de resíduos de madeira e MDF e apontam para a necessidade de inserção de novas tecnologias e inovações adequadas para minimizar os problemas sociais, econômicos e ambientais decorrentes do descarte irregular. Este artigo apresenta o caso de estudo da Tecnologia Ligno como alternativa de inovação para transformar os resíduos moveleiros em novos recursos e demonstrar o seu potencial para gerar valor para as empresas. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e documental, ensaios de laboratório, definição do processo de manufatura, geração de alternativas de design, desenvolvimento e fabricação de produtos; e estudos para implantação da tecnologia. Os resultados alcançados demonstraram que a Tecnologia Ligno, quando empregada juntamente com o design, pode ser um importante recurso para gerar valor para os resíduos de madeira, minimizar o descarte irregular, fomentar a economia circular e aumentar a renda das empresas de modo ambientalmente correto, socialmente desejável, culturalmente adequado e economicamente viável.

Biografia do Autor

Glaucinei Rodrigues Corrêa, Universidade Federal de MInas Gerais

Doutor em Arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Diretor de Apoio à Gestão da Extensão da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. Foi Coordenador do curso de Graduação em Design da UFMG. Pesquisador extensionista sobre os temas: design social, design e artesanato; materiais e processos de fabricação.

Juliana Cardoso Braga, Universidade Fedetal de Uberlândia

Doutora em Design pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, Portugal em cotutela internacional com a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (FAAC/UNESP). Docente da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUED/UFU) e coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenadora do Curso de Design da UFU.

Luiza Almeida Cunha de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, e design, desenvolvendo atividades voltadas para os seguintes temas: arquitetura, Tecnologia da construção, inovação social e tecnológica; design de mobiliário e jóias; desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

05/07/2022

Como Citar

Rodrigues Corrêa, G., Cardoso Braga, J., & Almeida Cunha de Castro, M. L. (2022). Tecnologia Ligno: inovação em materiais e processos para as MPEs moveleiras por meio do design . Pensamentos Em Design, 2(1), 7–21. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6305

Edição

Seção

Artigo Completo