Livro de barro de Moita Redonda: integração de ensino, pesquisa e extensão na prática do design social
DOI:
https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6350Resumo
O Livro de Barro foi desenvolvido com crianças da Escola Pública Municipal de Moita Redonda, numa comunidade artesã do barro, em Cascavel, Ceará. A partir da demanda do resgate da tradição local, dada a perda de interesse nas gerações mais jovens, foi proposta pelos estudantes de Design uma oficina de ilustração com as crianças na escola, que pintaram com barro: “O que tem em Moita Redonda?”. A integração de ensino, pesquisa e extensão (EPE) tornou possível evidenciar potencialidades identitárias, subjetivas e coletivas, na produção do Livro de Barro, por meio de metodologias ativas, participativas e representativas. O Livro, feito a partir das ilustrações, foi entregue como trabalho final das disciplinas e entra na pesquisa “Identidade, Territorialidade e Dispositivos Estratégicos vinculados ao Design Social" como uma referência de trocas sensíveis e sensibilizadoras entre estudantes, universidade, ensino, aprendizado e comunidade. Espera-se que o estudo auxilie no entendimento de outros processos de Design Social com caráter educativo, identitário e plural.
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