Livro de barro de Moita Redonda: integração de ensino, pesquisa e extensão na prática do design social

Autores

  • Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva Universidade Federal do Ceará
  • Camila Bezerra Furtado Barros Universidade Federal do Ceará
  • Guilherme Philippe Garcia Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Rebeca Melo Frederico Universidade Federal do Ceará
  • Lucas Mota Borges Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6350

Resumo

O Livro de Barro foi desenvolvido com crianças da Escola Pública Municipal de Moita Redonda, numa comunidade artesã do barro, em Cascavel, Ceará. A partir da demanda do resgate da tradição local, dada a perda de interesse nas gerações mais jovens, foi proposta pelos estudantes de Design uma oficina de ilustração com as crianças na escola, que pintaram com barro: “O que tem em Moita Redonda?”. A integração de ensino, pesquisa e extensão (EPE) tornou possível evidenciar potencialidades identitárias, subjetivas e coletivas, na produção do Livro de Barro, por meio de metodologias ativas, participativas e representativas. O Livro, feito a partir das ilustrações, foi entregue como trabalho final das disciplinas e entra na pesquisa “Identidade, Territorialidade e Dispositivos Estratégicos vinculados ao Design Social" como uma referência de trocas sensíveis e sensibilizadoras entre estudantes, universidade, ensino, aprendizado e comunidade. Espera-se que o estudo auxilie no entendimento de outros processos de Design Social com caráter educativo, identitário e plural.

Biografia do Autor

Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Espacio Público y Regeneración Urbana – Universidad de Barcelona (2011). É professora adjunta IV e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo e Design (PPGAU+D) na Universidade Federal do Ceará, onde coordena o Varal – Laboratório de Design Social. Atualmente pesquisa Metadisciplina e Design Social.

Camila Bezerra Furtado Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação e Semiótica da PUC-SP na linha de pesquisa Análise das Mídias. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica, também pela PUC-SP, e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2006). Professora da Universidade Federal do Ceará do curso de Design com área de concentração em Design Gráfico, Discurso e Linguagem Visual. Atualmente pesquisa a Comunicação-sintoma e os deslocamentos simbólicos propostos pelos discursos midiáticos comprometidos com a manutenção do capital.

Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Design de Produto pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (2008), mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná (2014) e doutorado em Design pela Universidade Federal do Paraná (2018). Está professor do Magistério Superior na UFC. Conta com experiência na área de Design de Produto, atuando principalmente nos campos de: desenvolvimento, comunicação, método, objetos de aprendizagem e inovação.

Rebeca Melo Frederico, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Design na Universidade Federal do Ceará, e possui atuação com ênfase em design gráfico e de produto. É também membro do Varal - Laboratório de Design Social, onde gerencia e pesquisa processos relativos a Design Social, bolsista de extensão no Varal - Programa de Extensão em Design Social.

 

Lucas Mota Borges, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Design na Universidade Federal do Ceará, e possui atuação com ênfase em design gráfico e de produto. É também membro do Varal - Laboratório de Design Social, onde gerencia e pesquisa processos relativos a Design Social, bolsista de iniciação científica.

Downloads

Publicado

05/07/2022

Como Citar

dos Santos Vieira e Silva, A. L., Bezerra Furtado Barros, C., Garcia Ferreira, G. P., Melo Frederico, R., & Mota Borges, L. (2022). Livro de barro de Moita Redonda: integração de ensino, pesquisa e extensão na prática do design social. Pensamentos Em Design, 2(1), 22–35. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6350

Edição

Seção

Artigo Completo