Design e território: desenvolvimento de coleção de adornos com referência nas Itacoatiaras de Ingá para produção artesanal.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6420

Resumo

Esta pesquisa apresenta o projeto de uma coleção de adornos, nomeada “Memórias inscritas, Recortes de tradição”. A coleção foi projetada a partir da iconografia das Itacoatiaras de Ingá-PB e confeccionada em couro por um artesão da região. Apoia-se no conceito de Design e território, que permitiu compreender as potencialidades da região a partir de levantamentos sobre público-alvo, produção artesanal e referências presentes na memória ingaense. A partir dos dados coletados realizou-se uma análise visual da iconografia das Itacoatiaras para o desenvolvimento formal da coleção. Durante todo o processo as peças foram apresentadas ao artesão, obtendo feedback para o refinamento da execução dos protótipos. A pesquisa apresenta o design como fator que pode contribuir para a potencialização de recursos locais do território, bem como o trabalho de designers em conjunto com artesãos, promovendo o desenvolvimento local e a valorização do patrimônio material e imaterial que resulta em projetos de produtos com originalidade e identidade brasileira.

Biografia do Autor

Elyziane Ferreira Borges, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuou como designer estagiária no SEBRAE de Campina Grande-PB. Ministrou mentorias em design para comunidades quilombolas e palestra para empreendedores rurais nos municípios de Pombal e Sumé, em parceria com prefeituras locais, a IACOC e UFCG. Atualmente é mestranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da mesma instituição, na linha de pesquisa Informação, Comunicação e Cultura.

Thamyres Oliveira Clementino , Universidade Federal de Pernambuco

Designer, doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestra em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Lecionou as disciplinas de Projeto II e Materiais e Processos de Fabricação I e II no curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e cursos de Web Design no Centro de Ciências e Tecnologia (CTCC). Atua como pesquisadora com interesse nas áreas de Planejamento e contextualização de artefatos.

Downloads

Publicado

05/07/2022

Como Citar

Ferreira Borges, E., & Oliveira Clementino, T. (2022). Design e território: desenvolvimento de coleção de adornos com referência nas Itacoatiaras de Ingá para produção artesanal. Pensamentos Em Design, 2(1), 91–104. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i1.6420

Edição

Seção

Dossiê temático