Expressando um cosmograma de conflitos pelo design: um estudo de caso da Wikipédia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6795

Palavras-chave:

Wikipédia, design colaborativo, estudo de caso, teoria ator-rede, cosmograma

Resumo

O presente artigo traz um estudo de caso do desenvolvimento de um artigo na plataforma Wikipédia. O objetivo é problematizar a noção de design criada a partir de pressupostos disciplinares, considerando seu papel em um sistema cujo funcionamento envolve não apenas o gerenciamento de divergências, mas a explicitação das mesmas. Um breve panorama dos fatores colaborativos na construção do conhecimento enciclopédico é apresentado, seguido de pressupostos estabelecidos pela literatura do design colaborativo e do crowdsourcing. A página da empresa Brasil Paralelo é analisada a partir da disposição de seu conteúdo, histórico de construção e elementos de apresentação. Como discussão do caso, o conceito de cosmograma é proposto como chave de entendimento para um possível papel do design no contexto da Wikipédia.

Biografia do Autor

Bolívar Teston de Escobar, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Teoria e História do Design (PPGDesign) na Universidade Federal do Paraná. Possui mestrado em Design de Sistemas da Informação (2017) e é Bacharel em Design Gráfico pela mesma instituição (2013). Atualmente é integrante do Núcleo De Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas UFSC (CNPq), pesquisando principalmente temas relacionados a design gráfico, HCI, história do design e tecnologia.

Adriano Heemann, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Design (PPGDESIGN) da mesma instituição. É líder do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Cocriação (CNPq).

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Publicado

13/09/2023

Como Citar

Teston de Escobar, B., & Heemann, A. (2023). Expressando um cosmograma de conflitos pelo design: um estudo de caso da Wikipédia. Pensamentos Em Design, 3(1), 74–91. https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6795

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