Estratégias de ensino-aprendizagem para estudantes do curso de Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6972

Palavras-chave:

ensino presencial, ensino remoto emergencial, experiências de ensino

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as estratégias de ensino-aprendizagem propostas e desenvolvidas pelas professoras e pelos estudantes na disciplina Design e seus Fundamentos Filosóficos e Antropológicos ofertada no quinto período do curso de Design de uma universidade pública do estado de Minas Gerais nos anos de 2019, 2020 e 2021. O objetivo principal do estudo foi descrever essas estratégias e seus resultados. A metodologia utilizada para a produção dos dados partiu de um estudo de caso, recorrendo às anotações das professoras, aos cronogramas das aulas e aos diários de conteúdos ministrados. Como resultado, verificamos que houve a adaptação das estratégias de ensino de acordo com as situações vivenciadas nos três anos pesquisados, levando em consideração os tipos de aula, seus objetivos e conteúdos. Desta forma, buscamos contribuir para o sucesso do processo ensino-aprendizagem e estimular futuras investigações nesta temática.

Biografia do Autor

Orcione Aparecida Vieira Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestra em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) e Socióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG / Unidade Acadêmica de Ubá e atua nas áreas de Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia, Divulgação Científica, Políticas Educacionais e Educação Ambiental.

Elizete Oliveira de Andrade, UEMG/Unidade Carangola

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pedagoga do Centro Municipal de Educação Infantil Lelena de Oliveira, em Carangola/MG e professora da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG / Unidade Acadêmica de Carangola. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Políticas Públicas, Didática e Práticas de Ensino.

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Publicado

13/09/2023

Como Citar

Vieira Pereira, O. A., & Oliveira de Andrade, E. (2023). Estratégias de ensino-aprendizagem para estudantes do curso de Design. Pensamentos Em Design, 3(1), 92–106. https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6972

Edição

Seção

Artigo Completo