Análise de temas e dissertações do PPGD/UEMG na linha de pesquisa – Design, materiais, tecnologias e processos

Autores

  • Adriana Luisa Duarte Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Brenna Melo Marinho Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Júlia Silveira Pereira Guimarães Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rosemary do Bom Conselho Sales Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.7075

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais é um dos pioneiros no Brasil. Iniciou suas atividades em 2009 com o curso de mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade. Em 2017 obteve o conceito 5 emitido pela CAPES e hoje representa uma relevante contribuição para que as pesquisas em design se estabeleçam no campo científico. O presente estudo realizou um levantamento dos trabalhos desenvolvidos entre os anos 2011 e 2017, período que antecede a incorporação do doutorado no Projeto Pedagógico. O intuito foi registrar os temas mais pesquisados, na linha de Design, Materiais, Tecnologias e Processos e apresentar os caminhos percorridos pelos pesquisadores e os resultados alcançados. O levantamento se deu a partir do repositório online da produção científica dos egressos do programa. Como resultado apresenta-se a proporcionalidade de trabalhos, os temas mais pesquisados, trabalhos por ano, autores, orientadores e um breve resumo das pesquisas agrupados por assuntos de interesse.

Biografia do Autor

Adriana Luisa Duarte, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua como designer de produtos e ambientes. Atualmente é bolsista de pesquisa pela CAPES e aluna de mestrado no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais na Linha Tecnologias, materiais e ergonomia. Desenvolve pesquisa em materiais compósitos com inserção de nanomateriais. Faz parte da equipe de pesquisa da Tecnologia Ligno patenteada e licenciada pela UFMG, possui interesse pelo setor moveleiro e na gestão de resíduos.

Brenna Melo Marinho , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestranda em Design no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais na Linha de tecnologias, materiais e ergonomia. Atuou como pesquisadora na área de microbiologia com ênfase em micologia, desenvolvendo pesquisa de Biotecnologia, biomateriais, e microbiologia aplicada.

Júlia Silveira Pereira Guimarães , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design de Produto pela Escola de Design da UEMG, mestranda em Design no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, desenvolvendo pesquisa na Tecnologias, materiais e ergonomia. Atuou como bolsista de iniciações científicas no centro de pesquisa Centro Design Empresa (CDE) na área do design de materiais.

Rosemary do Bom Conselho Sales , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora e pesquisadora do programa de Pós-graduação da Escola de Design PPGD/UEMG. Atua em grupos de pesquisa nas áreas de design, engenharia materiais, conforto do ambiente construído, termografia infravermelha, tecnologias digitais, políticas sociais, dentre outras.

Referências

COUTO, R. M. S. Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio. Books, 2008.

FORTY, A. Objeto de desejo: design e sociedade desde 1790. Tradução de Soares, Pedro Maia. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.

MORAES, D. Design e complexidade. Transversalidade. Cadernos de estudos avançados em design. Belo Horizonte: Ed UEMG, 2008.

MORAES, D. Pós-graduação em Design no Brasil: cenários e perspectivas. Estudos em design, v.22, n.3, p 01-12. Rio de Janeiro, 2014.

MOREIRA, S. C. O. Formação, atuação e identidade profissional no campo do design de ambientes. Doutorado em Design – Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Design, Belo Horizonte, MG, 339 f. 2019.

NEVES, E.P.; SILVA, D. N.; SILVA, J. C. P.; PASCHOARELLI, L. C. Panorama da pesquisa em Design no Brasil: a contribuição dos programas de pós-graduação em Design nas pesquisas científicas e no desenvolvimento da área. Arcos Design. Rio de Janeiro: PPD ESDI - UERJ. Volume 8 Número 1. p. 78-95, 2014. DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13927

PASCHOARELLI, L. C.; MEDOLA, F. O.; BONFIM, G. H. C. Características Qualitativas, Quantitativas e Quali-quantitativas de Abordagens Científicas: estudos de caso na subárea do Design Ergonômico. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 65-78, 2015.

PDI - Plano De Desenvolvimento Institucional UEMG: 2015-2024. 2014. Disponível em: http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PDI_final_site.pdf. Acesso em: 15/06/2022.

PESSOA, S. S. M. V.; REZENDE, E. J. C. Transposições de conceitos: uma análise da ampliação do escopo do design. Revista Transverso, v. 1, p. 38-53, 2017.

REGULAMENTO DO PPGD-UEMG. Pós-Graduação stricto sensu em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - 2018. Disponível em: https://mestrados.uemg.br/ppgd-programa/documentos. Acesso em: 15/06/2022.

SALES, R. B. C. MOTTA, S. AGUILAR, M. T. P. O papel da seleção de materiais na criação da identidade do produto pelo design. Identidade. Cadernos de Estudos Avançados em Design, v. 14. Dijon De Moraes. Lia Krucken. Paulo Reyes (org). 2. ed. Belo Horizonte: EdUemg, 2016. p.: 224.

SILVA, D. C., PASCHOARELLI, L. C., SILVA, J. C. R. P. D., SILVA, J. C. P. D. O futuro do design no Brasil. Coleção PROPG Digital (UNESP), 2012.

Downloads

Publicado

31/12/2022

Como Citar

Duarte, A. L., Marinho, B. M., Guimarães, J. S. P., & Sales, R. do B. C. (2022). Análise de temas e dissertações do PPGD/UEMG na linha de pesquisa – Design, materiais, tecnologias e processos. Pensamentos Em Design, 2(2), 68–83. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.7075

Edição

Seção

Artigo Completo
Received 2022-10-21
Accepted 2022-11-07
Published 2022-12-31