Perspectivas para o ensino e pesquisa em design: dialéticas do design contemporâneo

Autores

  • Dijon De Moraes Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.7105

Resumo

O artigo promove uma revisão histórica do percurso do design a partir do século XVIII, desde a revolução industrial, buscando demonstrar que tanto a prática quanto o ensino e a pesquisa em design foram sempre guiados por vínculos e condicionantes que claramente delimitavam e norteavam a atividade. Desafios esses que eram de fáceis decodificações e que apresentavam conteúdos previsíveis e passíveis de compreensão. Mas o design, com sua realidade epistemológica cada vez mais imprecisa, passa a operar em campo reconhecido como aberto, fuzzy e difuso, dentro de um cenário fluido e dinâmico que prefigurou a complexidade contemporânea, em que a inconstância se estabelece como uma aparente normalidade. Por tudo isso, vêm criticamente aqui apontadas as dificuldades do ensino e da pesquisa em design que buscam respostas às demandas fuzzy em uma sociedade híbrida sempre em transformação.

Biografia do Autor

Dijon De Moraes, Universidade do Estado de Minas Gerais

PhD em Design pelo Politecnico di Milano, com pós-doutoramento no mesmo instituto. É autor dos premiados livros: Limites do design (Studio Nobel, 1997); Análise do design brasileiro (Blucher, 2006), Metaprojeto: o design do design (Blucher, 2010) e Escritos de Design: um percurso narrativo (Blucher, 2021). Ocupou por duas vezes o cargo de Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Consultor/Avaliador da Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca – ANVUR (Itália) e da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – A3ES (Portugal). Visiting Professor e Visiting Lecturer junto ao Politecnico di Milano, Politecnico di Torino e Università Degli Studi di Campania em Nápoles; Membro do Colégio de Doutores em Design da Università di Bologna. Fundador do Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design na Escola de Design da UEMG e idealizador dos Cadernos de Estudos Avançados em Design, coleção bilíngue (português-inglês) com quinze volumes publicados. Em 2021 recebeu o título de Cavaliere dell´Ordine della Stella d´Italia e em 2022 recebeu o título de Professor Emérito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

31/12/2022

Como Citar

De Moraes, D. (2022). Perspectivas para o ensino e pesquisa em design: dialéticas do design contemporâneo. Pensamentos Em Design, 2(2), 21–45. https://doi.org/10.36704/pensemdes.v2i2.7105

Edição

Seção

Artigo Especial
Received 2022-11-01
Accepted 2022-11-07
Published 2022-12-31