Por amor às letras

Autores

  • Lucia Castello Branco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.7910

Resumo

Este ensaio fora escrito para ser lido, por ocasião de uma homenagem recebida na Faculdade de Letras da UFMG. No texto, a professora e escritora conta de como decidiu cursar Letras e, depois, de como se tornou professora da mesma faculdade onde se graduou e de como fez da letra um conceito norteador de suas pesquisas na linha Literatura e Psicanálise.

Biografia do Autor

Lucia Castello Branco, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Literatura Luso Brasileira – Indiana University (1981) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Realizou três pós-doutorados (Universidade Nova de Lisboa, University of California e Universidade Federal do Rio de Janeiro), em Literatura Comparada e em Teorias Psicanalíticas, e um estágio sênior, na Emory University, EUA, sob a supervisão de Shoshana Felman. É Professora Titular em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais e, atualmente, é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da UFMG (POSLIT) e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da UFBA (PPLitCult), atualmente, professora visitante no PPLitCult da UFBA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Poéticas da Tradução e Literatura e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, poesia, feminino, psicanálise, tradução e Maria Gabriela Llansol.

Referências

BARTHES, Roland. O espírito da letra. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, [s.d].

BLANCHOT, Maurice. Para onde vai a literatura! In: BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Lisboa: Relógio D'Água, 1984.

BLANCHOT, Maurice. O mistério nas letras. In: BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de janeiro: Rocco, 1997.

BRANCO, Lúcia Castello. Os absolutamente sós. Llansol — a letra — Lacan. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

CAEIRO, Alberto. Os guardados de rebanhos. Poema V. In: PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

CAEIRO, Alberto. Poema XXXIX. In: PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

HATHERLY, Ana. A experiência do prodígio: bases teóricas e antologia de textos visuais portugueses dos séculos XVII e XVIII. Lisboa: Imprensa Oficial-Casa da Moeda, 1983.

LLANSOL, Maria Gabriela. O sonho de que temos a linguagem. Revista Colóquio-Letras, Lisboa, FUNDABENKIAN, n. 143/144, p. l8, jan-jun 1997.

MANDIL, Ram Avraham. Os efeitos da letra: Lacan leitor de Joyce. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2003.

MILNER, Jean-Claude. A obra clara: Lacan, a ciência e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

Downloads

Publicado

13/09/2023

Como Citar

Castelo Branco, L. (2023). Por amor às letras . Pensamentos Em Design, 3(1), 9–14. https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.7910