Espaço Maker de educação para o design e a sustentabilidade: a ideação e ambientação utilizando estratégias "mão na massa"

Visualizações: 85

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/pendes.v4i1.8967

Palavras-chave:

educação para sustentabilidade, cultura maker, design

Resumo

O artigo relata as atividades de estruturação física do Laboratório Espaço Maker de Educação para o Design e a Sustentabilidade da Univille. A mesma lógica maker que orienta a proposta também foi utilizada para sua organização espacial visando, por meio da sua linguagem, reforçar os ideais inerentes ao projeto: sustentabilidade, cultura maker e educação. Os procedimentos metodológicos seguiram o Design for Change: sentir (o espaço e suas necessidades), imaginar (a estrutura e sua linguagem conectada com a proposta), fazer (usar o processo maker como estratégia) e compartilhar (refletir, organizar e divulgar o processo por meio desse relato). Os resultados apresentam a estrutura física do espaço em curso.

Biografia do Autor

João Eduardo Chagas Sobral, Universidade da Região de Joinville

Doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio, Mestre em Educação pela FURB, graduado em Comunicação Visual pela UFPE e em Filosofia pela UNISUL. Professor titular da UNIVILLE. Pesquisador CNPq/Universal e Fapesc/Universal. Atua com temas com: Fotografia, Comunicação Visual e Desenvolvimento de produto. Atualmente é Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES (2022-2026).

Danilo Corrêa Silva, Universidade da Região de Joinville

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design - Mestrado Profissional. Professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Design da Univille, em Joinville/SC. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Univille. Doutor em Design pela FAAC/UNESP. Atua na área do Design (Desenho Industrial), com ênfase na investigação e aplicação de novos materiais no design de produtos.

Anna Luiza Morais de Sá Cavalcanti , Universidade da Região de Joinville

Graduação em Desenho Industrial pela UFPE. Master em Industrial Design pelo IED-Milão-Itália. Atuou na Whirlpool Eletrodomésticos S.A. Atualmente leciona nos cursos de graduação e mestrado em design na Univille  e investiga temas relacionados ao design e a sustentabilidade

Noeli Sellin , Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em engenharia química pela UEM, mestrado e doutorado pela UNICAMP. Professora nos Departamentos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária, Mestrado em Engenharia de Processos e Mestrado Profissional em Design da UNIVILLE. Tem experiência em processos industriais e atua em  processos e produtos sustentáveis.

Marli Teresinha Everling, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Design pela PUC-Rio. Mestre em Engenharia da Produção e graduada em Desenho Industrial pela UFSM. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design e no curso de Bacharelado em Design da Univille com temas associados à design, sustentabilidade, educação ambiental, processos participativos, relações de uso, ergonomia, experiência do usuário, usabilidade, envelhecimento e inovação social.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAVALCANTI, A. L. M. S. ; SILVA, D. C. ; SELLIN, N. ; EVERLING, M. T. ; DAGIOS, R. N. . Diagnóstico para Espaço Maker de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Resíduos Poliméricos. Ensus 2022 - Encontro Nacional de Sustentabilidade, 2022, Marabá. In: Anais do ENSUS 2022 - X Encontro de Sustentabilidade em Projeto. Marabá/PA: UNIFESSPA/UFSC, 2022. v. 10. p. 926-937

DESIGN FOR CHANGE. Disponível em: https://dfcworld.org/SITE. Acesso em: 22 fev. 2023.

EVERLING, M. T.; SELLIN, N.; SILVA, D. C.; SACCHELLI, C. M.; BOETTCHER, M. ESPAÇO MAKER: design e educação para a sustentabilidade em escolas públicas. IMPACT projects, v. 1, p. 139-154, 2022.

ONU - Organização das Nações Unidas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>, acesso 23 Mar. 2023.

PLATAFORMA ESPAÇO MAKER DE EDUCAÇÃO MAKER PARA O DESIGN E A SUSTENTABILIDADE. Disponível em http://projetomaker.com.br. Acesso em: 23 mar. 2024.

RUPPEL, R.; CAVALCANTI, A. L. M. S; SILVA, D. C.; EVERLING, M. T.; SOBRAL, J. E.C; SACCHELLI, C.M.; SELLIN, N.. Recycling of polymeric waste aiming education for sustainable development. In: Anais do 17o. Congresso Brasileiro de Polímeros - CBPol. 2022. p. 1-5.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SELLIN, N.; SILVA.D. C.; REINERT, M. M.; EVERLING, M. T.; SOBRAL, J. E.C. Laboratório Maker: Design e Educação para Sustentabilidade. Ensus 2023 - Encontro Nacional de Sustentabilidade, 2023, Florianópolis/SC. In: Anais do ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto.

SELLIN, NOELI; DAGIOS, R. N.; SILVA, D. C.; SACCHELLI, C. M.; SOBRAL, J. E. C. Ações de educação para o desenvolvimento sustentável com base na problemática dos resíduos poliméricos. Anais II CONEAMB - Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental, v. 3, p. 347-352, 2022.

SOBRAL, J. E. C.; SELLIN, N.; SILVA, D. C.; EVERLING, M. T.; CAVALCANTI, A. L. M. S. A Atuação Científica e Extensionista do PPGDesign/Univille com Ênfase Socioambiental: Projeto Espaço Maker. Plural Design, v. 5, p. 65-75, 2022.

Downloads

Publicado

12/12/2024

Como Citar

SOBRAL, João Eduardo; SILVA, Danilo; CAVALCANTI, Anna Luiza; SELIIN, Noeli; EVERLING, Marli. Espaço Maker de educação para o design e a sustentabilidade: a ideação e ambientação utilizando estratégias "mão na massa". Pensamentos em Design, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 105–117, 2024. DOI: 10.36704/pendes.v4i1.8967. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/pensemdes/article/view/8967. Acesso em: 1 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos do ENSUS 2024