Espaço Maker de educação para o design e a sustentabilidade: a ideação e ambientação utilizando estratégias "mão na massa"
Visualizações: 85DOI:
https://doi.org/10.36704/pendes.v4i1.8967Palavras-chave:
educação para sustentabilidade, cultura maker, designResumo
O artigo relata as atividades de estruturação física do Laboratório Espaço Maker de Educação para o Design e a Sustentabilidade da Univille. A mesma lógica maker que orienta a proposta também foi utilizada para sua organização espacial visando, por meio da sua linguagem, reforçar os ideais inerentes ao projeto: sustentabilidade, cultura maker e educação. Os procedimentos metodológicos seguiram o Design for Change: sentir (o espaço e suas necessidades), imaginar (a estrutura e sua linguagem conectada com a proposta), fazer (usar o processo maker como estratégia) e compartilhar (refletir, organizar e divulgar o processo por meio desse relato). Os resultados apresentam a estrutura física do espaço em curso.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAVALCANTI, A. L. M. S. ; SILVA, D. C. ; SELLIN, N. ; EVERLING, M. T. ; DAGIOS, R. N. . Diagnóstico para Espaço Maker de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Resíduos Poliméricos. Ensus 2022 - Encontro Nacional de Sustentabilidade, 2022, Marabá. In: Anais do ENSUS 2022 - X Encontro de Sustentabilidade em Projeto. Marabá/PA: UNIFESSPA/UFSC, 2022. v. 10. p. 926-937
DESIGN FOR CHANGE. Disponível em: https://dfcworld.org/SITE. Acesso em: 22 fev. 2023.
EVERLING, M. T.; SELLIN, N.; SILVA, D. C.; SACCHELLI, C. M.; BOETTCHER, M. ESPAÇO MAKER: design e educação para a sustentabilidade em escolas públicas. IMPACT projects, v. 1, p. 139-154, 2022.
ONU - Organização das Nações Unidas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>, acesso 23 Mar. 2023.
PLATAFORMA ESPAÇO MAKER DE EDUCAÇÃO MAKER PARA O DESIGN E A SUSTENTABILIDADE. Disponível em http://projetomaker.com.br. Acesso em: 23 mar. 2024.
RUPPEL, R.; CAVALCANTI, A. L. M. S; SILVA, D. C.; EVERLING, M. T.; SOBRAL, J. E.C; SACCHELLI, C.M.; SELLIN, N.. Recycling of polymeric waste aiming education for sustainable development. In: Anais do 17o. Congresso Brasileiro de Polímeros - CBPol. 2022. p. 1-5.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SELLIN, N.; SILVA.D. C.; REINERT, M. M.; EVERLING, M. T.; SOBRAL, J. E.C. Laboratório Maker: Design e Educação para Sustentabilidade. Ensus 2023 - Encontro Nacional de Sustentabilidade, 2023, Florianópolis/SC. In: Anais do ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto.
SELLIN, NOELI; DAGIOS, R. N.; SILVA, D. C.; SACCHELLI, C. M.; SOBRAL, J. E. C. Ações de educação para o desenvolvimento sustentável com base na problemática dos resíduos poliméricos. Anais II CONEAMB - Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental, v. 3, p. 347-352, 2022.
SOBRAL, J. E. C.; SELLIN, N.; SILVA, D. C.; EVERLING, M. T.; CAVALCANTI, A. L. M. S. A Atuação Científica e Extensionista do PPGDesign/Univille com Ênfase Socioambiental: Projeto Espaço Maker. Plural Design, v. 5, p. 65-75, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensamentos em Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.